Crianças desenvolvem sintomas da “síndrome de lobisomem”

Dezessete crianas das regies de Cantbria, Valncia e Granada, na Espanha, desenvolveram sintomas da hipertricose, conhecida como síndrome do lobisomem, ao serem medicados de forma incorreta. De uma hora para outra, os bebs passaram a apresentar pelos na testa, bochechas, braos, pernas e mos.

De acordo com a BBC Brasil, os cabelos inesperados começaram a crescer depois que os bebs foram medicados para tratar refluxo gastroesofgico, um problema muscular que provoca um retorno involuntrio do conteúdo do estômago para o esfago. Entre os remédios ministrados, estava um medicamento usado para o tratamento de calvície, de acordo com a Agencia Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitrios (Aemps).

A mistura de medicamentos para tratar o problema estomacal deveria conter omeprazol, usado para enjoo. Porém, de acordo com a investigao da Aemps, o mix continha minoxidil, princípio ativo que estimula o crescimento de cabelos.

 

Os primeiros casos foram relatados em julho deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde da Espanha, um lote da fórmula de tratamento para crescimento de cabelo havia sido rotulado incorretamente e se misturou com a medicação para o estômago devido a um erro interno.

 

A expectativa dos médicos é que os sintomas passem dentro de algumas semanas. O centro de distribuio da empresa farmacutica permanece fechado enquanto a investigação continua. Dez bebs foram afetados na Cantbria, no norte da Espanha, quatro na regio sul da Andaluzia e trs em Valncia, no leste, segundo relatos da imprensa local.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here