Apostando na Cultura de Caxias – César Sabá

Na coluna anterior falamos do muito que poderia ser feito no campo cultural para, além de resgatar a importância do legado deixado por Gonçalves Dias e outros poetas locais, aquecer a nossa economia, visto que Caxias tem potencial suficiente para, a partir de uma política que fomente de forma eficiente a difusão cultural, fazer com que nossa cidade se torne tão importante quanto é Gramado, no sul do país, Goiás Velho, em Goiás ou Itabira, no interior de Minas Gerais.
Diante do exposto, a pergunta é: por onde começar? O que fazer? Quais medidas poderiam ser tomadas para iniciar esse processo? Primeiramente, como forma clássica de identificar Caxias como a terra de Gonçalves Dias é fundamental a construção de um monumento/estátua de grandes proporções na entrada da cidade em homenagem a este importante nome da literatura mundial. Outras medidas seriam: a reconstrução do Teatro Fênix, a revitalização do Centro de cultura, a construção do Centro de convenções e eventos, a criação do Centro artesanal e da Escola de poesia, teatro e música. Elas formariam assim, o conjunto de equipamentos culturais e artísticos do município. Toda essa estrutura seria utilizada para a realização e o sucesso do Festival Nacional Gonçalves Dias de Poesia e Arte, a ser realizado todos os anos, no mês de agosto. Esse evento, que teria duração de uma semana, teria a escolha da melhor peça teatral, melhor poesia e melhor apresentação/declamação da poesia Canção do Exílio, entre outras premiações. Já no campo da música, aproveitando toda essa estrutura, realizaríamos aqui, anualmente, o Festival da Música Popular Maranhense, que com a diversidade musical que temos, se transformaria em um dos maiores festivais de música do interior do Brasil.
Tudo isso descrito acima é possível, desde que se tenha vontade política de transformar Caxias em uma referência nacional no turismo histórico-cultural, o que, alem de gerar riqueza para o município, atrairia para cá, a nata da elite cultural brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here