O Centro Cultural Vale Maranhão apresenta a exposição Redes do Maranhão,

0
68

A exposição Redes do Maranhão reúne 25 peças vindas de 14 cidades, mostrando um pouco da diversidade de técnicas e materiais presentes no artesanato maranhense.  Da riqueza das fibras vegetais à tecelagem manual de algodão, passando pelo uso de retalhos de tecido, de embalagens plásticas e até do nylon de guarda-chuvas quebrados, com varandas elaboradas ou sem elas, são peças cheias de estilo e beleza, criadas por artesãos maravilhosos.

 

Venha desfrutar da beleza desse conjunto e conhecer seus criadores. Quem quiser, poderá encomendar diretamente com eles. Quem estará conosco amanhã, a partir das 10h, é um dos últimos batedores de rede de Rosário, Seu Zé Branco, que vai estar disponível para falar um pouco sobre seu ofício. O município de Rosário por muito tempo teve tradição na produção de redes, tendo chegado a reunir mais de 60 tecelões. Atualmente não passa de dez o número de artesãos.

Mapearte

O artesanato maranhense é bastante diverso e tem alta qualidade de execução, mas ainda é pouco conhecido em âmbito nacional e mesmo local. O Mapeamento do Artesanato Maranhense (Mapearte) é um projeto que identifica artesãos em atividade no Maranhão com a finalidade de divulgar seu trabalho e criar oportunidades de renda. A primeira etapa do projeto prevê o mapeamento em 100 municípios.

 

O CCVM apoia o projeto em ações de divulgação, procurando dar amplitude a essa iniciativa, que é inédita no país. Em 2017 realizamos a exposição Hiorlando, reunindo a obra do artista popular descoberto pelos pesquisadores do Mapearte

 

Serviço

O quê: Exposição Redes do Maranhão – VITRINE MAPEARTE

Quando: Aberta à visitação até o dia 28 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 19h.

Onde: Saguão do CCVM. Endereço: Av. Henrique Leal, 149- Praia Grande, São Luís/MA- CEP: 6510-160. Informações: 3232 6363.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here