Pressão alta: Sete mitos e verdades sobre a doença

0
332

1. Hipertensos não devem praticar exercício físico

MITO. A prática de atividade física, pelo menos cinco vezes por semana, é essencial para a manutenção de uma vida saudável, e pode inclusive ser uma excelente forma de prevenção contra a pressão alta. Faça caminhadas, substitua o elevador pela escadas, ande de bicicleta, nade e dance.

2. Reduzir o consumo de sal é suficiente para prevenir a hipertensão

MITO. O consumo exagerado de sal é, de fato, um dos fatores que podem provocar pressão alta. Mas reduzir o seu consumo não é suficiente para evitar a hipertensão. Deve ter em atenção a alimentação como um todo, incluindo o consumo de alimentos industrializados e açúcares.

 3. Hipertensos devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas

VERDADE. A ingestão excessiva de álcool, além de ser calórica, aumenta a pressão arterial.

4. A apneia do sono pode levar à hipertensão arterial

VERDADE. A apneia do sono é um problema no qual a pessoa apresenta interrupção ou diminuição da respiração durante a noite, provocando engasgos. A condição pode ser também um fator de risco determinante para a hipertensão. Isso porque o organismo de quem tem apneia do sono liberta adrenalina para combater o distúrbio e contrai os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Se a apneia for tratada corretamente, a pressão pode normalizar.

5. A hipertensão não aflige pessoas jovens

MITO. Embora o número de pessoas com pressão alta seja maior entre os idosos, pessoas de todas as faixas etárias podem desenvolver a doença. Principalmente quando levamos em conta que a obesidade e o excesso de peso são um dos maiores fatores de risco para a pressão alta.

6. Fumar prejudica quem tem pressão alta

VERDADE. O fumo é capaz de aumentar o ritmo das batidas do coração e, consequentemente, a pressão arterial. Sendo assim, é capaz de desencadear ou piorar um quadro de hipertensão.

7. Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão alta

VERDADE. O famoso hibisco, muito consumido por quem quer perder peso e desinchar, é também um forte aliado no controle da hipertensão. Isso se deve sobretudo à sua ação diurética que faz com que o corpo elimine mais substâncias nocivas por meio da urina.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here