HOJE: 14 De fevereiro – Dia da Amizade

O Dia Internacional da Amizade, inicialmente foi adotado em Buenos Aires na Argentina, através de um decreto. A data aos poucos passou a ser comemorada em diversas partes do mundo, e atualmente, quase todos os países acabam festejando esta data especial.

A data então foi criada pelos argentinos que consideraram a chegada do homem à lua como um verdadeiro símbolo de união entre todos os seres humanos. A partir disto, a primeira comemoração pretendia comemorar a chegada do homem à lua, o que significava que juntos, em um espírito de amizade, os povos poderiam superar desafios muitas vezes considerados impossíveis.

Durante boa parte do século XXI foram criadas diversas iniciativas para a celebração de um dia da amizade em várias partes do mundo. Tanto nos Estados Unidos e em partes da Ásia acabou se divulgando o primeiro domingo de agosto como a data de entrega de cartões e de presentes entre os amigos, bem como celebrações similares que se formaram em vários países em datas diferentes.

Esta iniciativa para estabelecer o Dia do Amigo, reconhecido de forma internacional tem como antecedentes a Cruzada Mundial da Amizade, o que foi uma campanha em favor de valorização e realce da amizade entre os humanos, como uma forma de fomentar a cultura e a paz. Este período foi idealizado pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasto em Paraguai no ano de 1958, e a partir disto acabou fixando a data de 30 de julho como o dia da Amizade.

Quando foi estabelecido oficialmente o Dia da Amizade?

dia-da-amizade-2

Foi no dia 27 de abril do ano de 2011 que durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia geral das Nações Unidas dentro do tratamento de Cultura e paz acabou se reconhecendo toda a pertinência e a importância da amizade como um grande sentimento nobre e valioso na vida dos humanos no mundo inteiro. Esta foi uma iniciativa apresentada em conjunto por 43 países, e foi aceita de forma unânime pela Assembleia Geral.

O dia do amigo no Brasil também é comemorado em 18 de abril, mas 20 de julho também pode ser comemorado como data especial para o dia do amigo. Esta data inclusive é instituída de forma oficial em diversos estados bem como em diversas cidades. É uma data de extrema importância e de grande fraternidade entre as pessoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here