Técnicas caseiras e infalíveis para tratar dores nas mamas

Entre as dicas está a alimentação rica em soja pois evita o descontrole durante a menstruação

As mamas são regiões sensíveis no corpo da mulher e que sofrem durante o período menstrual. Antigamente, acreditava-se que dores nos seios eram uma doença chamada de fibrocística da mama, ou displasia mamária.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia na ciência, os médicos perceberam que este sintoma é uma consequência do período menstrual que as mulheres passam todos os meses. Ocasionado devido à retenção de líquidos nesta região.

De acordo com o livro “1.001 Remédios Caseiros”, da editora Seleções Reader’s Diegest, quase metade das mulheres com menos de 50 anos de idade passam por esta sensibilidade nos seios.

Ainda segundo as informações relatadas na obra, as dores podem surgir antes do fluxo menstrual, mas também podem estar associadas ao uso de medicamentos como a Cimetidina (Tagamet), casos raros porém recorrentes.

evando em consideração o incômodo que estas dores resultam, dificultando até o uso de sutiãs ou ficando sensíveis ao toque, o Remédio Caseiro traz algumas dicas que podem ser úteis na resolução deste problema. E o melhor, são tratamentos que podem ser feitos no conforto da sua casa, sem precisar gastar muito tempo.

Veja também: Em qual idade a mulher tem mais risco de ter câncer de mama?

Métodos para eliminar as dores nas mamas

Chá de dente-de-leão

A erva dente-de-leão é considerada diurética, ou seja, diminui o líquido retido no organismo, especialmente nos seios.

Por esta razão, prepare um chá com uma xícara de água filtrada e três colheres (de chá) do pó das raízes desta planta. Misture tudo e leve para o fogo, deixe ferver por 15 minutos. Após o tempo necessário, beba o chá. A dica é ingerir três xícaras por dia.

Massagem com sabonete

Ensaboe as mamas enquanto toma banho e faça uma massagem de forma suave. Passe a mão do centro para as axilas, repetindo os movimentos quantas vezes achar necessário. Esta técnica estimula a circulação sanguínea dos seios e a drenagem da linfa, sendo este último responsável pelo combate de infecções por todo o organismo.

Veja tambémAmamentação: cuidados para prevenir lesões nas mamas

Compressas frias

Outra técnica que funciona muito para quem sente fortes dores nos seios, é investir em compressas frias. Para isso não tem mistério, basta que você enrole uma toalha em gelo ou molhe-a em uma água gelada. Em seguida, basta colocar por cima da mama, aguardando por 10 minutos. A ideia é diminuir o inchaço e a dor ao mesmo tempo.

Dicas para evitar as dores

  • Invista em uma alimentação rica em soja e em seus derivados, pois eles conseguem equilibrar os níveis de hormônios no corpo, evitando o descontrole durante a menstruação;
  • Alimentos ricos em fibras também ajudam o corpo a reagir melhor no período menstrual, tendo em vista que eles eliminam mais o estrogênio;
  • Use sutiãs de sustentação, uma vez que os de meia-taça podem contribuir para o sentimento de dor;
  • Pratique exercícios, pelo menos, três vezes por semana, durante 30 minutos. Esta técnica diminui a taxa de hormônio de estresse no corpo, evitando as dores. Meditações e exercícios de respiração são algumas dicas que também funcionam desta maneira.

Veja também: Você sabia? Dormir pouco eleva o risco de câncer de mama

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here