Feirinha da Gente recebe exposição de imagens sacras

A Feirinha da Gente nesse domingo (04), além de atrações culturais e de toda a variedade da agricultura familiar, artesanato e culinária, estava no clima de quaresma. A Praça Vespasiano Ramos recebeu a exposição de imagens sacras, que foram doadas por voluntários, a exemplo de dona Rosário Gentil.

É muito importante essa apresentação das imagens sacras, porque nunca teve aqui em Caxias. É muito importante para que o povo possa conhecer os nossos santos”, destacou Rosário Gentil, expositora.

Dezenas de católicos e não católicos passaram pela exposição. Para muitos visitantes o aspecto observado foi o religioso, para outros, o artístico, considerando que a arte sacra tem influenciado a sociedade ocidental há centenas de anos.

“É muito importante para a cultura, uma cidade limpa organizada e acolhedora, as pessoas muito religiosas. Isso é muito importante para que a cultura permaneça e que passe de geração para geração”, lembrou Miguel Sousa, visitante de Parnaíba.

Estou visitando a Feirinha pela primeira vez, a exposição está muito bonita. Eu sou devota de São Francisco, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Graças”, disse Maria das Graças, visitante do povoado Rosário.

“Eu amo Nossa Senhora de coração, ela sempre me ajuda. A exposição está linda. Eu estou pedindo pela minha saúde e pela saúde de minha família”, expressou dona Maria de Nazaré, visitante.

“Historicamente falando, a Arte Sacra está ligada a própria história da Igreja Católica. Aqui temos o valor artístico de quem fez a escultura, tem o lado religioso, mas tem também o lado artístico, a estética, o trabalho, o estilo. Esse estilo muda conforme o tempo, conforme o olhar do artística”, explica Gilvaldo Quinzeiro, historiador.

Ao todo 30 imagens de diferentes santos foram expostas, a exemplo de: São José, São Raimundo Nonato, N. S. Aparecida, São Francisco de Assis, N. S. da Conceição, Menino Jesus de Praga, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, São João e Santa Terezinha. No próximo domingo a Feirinha será alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

“Hoje estamos recebendo imagens de santos que pertencem aos frequentadores da Feirinha, pessoas que vieram expor as suas imagens em homenagem a quaresma. No final de semana que vem, nós vamos ter aqui uma ação voltada pro Dia Internacional da Mulher. A gente convida todos vocês”, ressaltou Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo de Caxias (MA).

A atração artística ficou por conta de Rogério Dumont, voz e violão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here