EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Caxias celebra Dia Mundial da Água

Nessa quinta-feira, dia 22 de março, as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Defesa Civil; adjunta de Urbanismo; o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e centenas de estudantes da rede municipal comemoraram o Dia Mundial da Água.

A concentração foi logo no início da manhã, na Praça Dom Luís Marelim, onde ocorreu a abertura oficial de uma semana de atividades a serem realizadas pelos órgãos públicos e escolas municipais até o próximo dia 27 de março, como explica a secretária de educação, Ana Célia Damasceno.

“Nós estamos iniciando uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial da Água. Aqui estamos resgatando o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água. Estamos plantando o futuro com as sementes de hoje. Quem são essas sementes? São os nossos alunos, as crianças que aqui hoje estão, que estão enfrentando as barreiras de um mundo diferenciado, porque nós precisamos cuidar mais da casa comum, cuidar do meio ambiente, cuidar da água, cuidar das árvores. Será uma semana de atividades, incluindo passeio na reserva do Inhamum, passeio ecológico na Veneza”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Marinho, destacou a importância da mobilização, que trouxe como tema: Pensar no futuro é agir no presente.

“Água é vida. Nós vivemos no planeta água. Então a população precisa valorizar mais. Aquela água que a gente desperdiça aqui pode estar faltando para um vizinho nosso mais na frente”, frisou Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Após a solenidade de abertura, autoridades municipais e alunos das escolas Guiomar Cruz Assunção; Paulo Marinho; Gilberto Barbosa; Joaquim Francisco; Vila Paraíso; Santos Dumont; Acrísio Cruz e Colégio Santo Antônio saíram em caminhada pelo centro histórico até a sede da Prefeitura Municipal de Caxias. O coordenador de produção e qualidade do SAAE, Edson Mauro, lembra que grandes investimentos são feitos pela autarquia para que seja levada água de qualidade aos lares caxienses, por isso a importância da conscientização pela preservação.

“O SAAE é responsável pelo abastecimento de 100% da população de Caxias. Temos duas Estações de Tratamento de Água: ETA da Volta Redonda, que abastece aproximadamente 60% da zona urbana, e a ETA do Ponte, que fica próximo à Maria do Rosário atendendo 20% da população da zona urbana e mais 20% coberto por poços artesianos tanto na zona urbana, quanto na zona rural. É muito importante o uso racional da água, porque é muito caro para o SAAE tratar essa água, por isso a gente não deve desperdiçar, tendo o cuidado em casa”, lembrou Edson Mauro, coordenador de produção e qualidade do SAAE.

Gestoras escolares e estudantes também falaram sobre os cuidados que todos devemos ter com a preservação da água.

“Nós já estamos trabalhando dentro das salas de aulas o tema da água. Nós estamos tendo benefícios e resultados, pois os pais chegam a pegar a criança contando história, enfim, a mudança de comportamento da criança dentro de casa”, explica Francisca Chaves, gestora da Escola Raimundo Nunes.

“Se a escola trabalha essa temática é de suma importância, isso vai fazer com que toda a comunidade caxiense tenha essa conscientização de preservar a água”, ressaltou Patrícia Oliveira, gestora da Escola Vila Paraíso.

“Nós aprendemos que não devemos gastar água demais na hora do banho, na hora de escovar os dentes para não faltar, porque sem água nós não vivemos”, disse Tainá Maria, estudante.

“Nós temos que preservar porque ela é muito útil para a gente. Nós não podemos desperdiçar porque ela pode faltar e nós não vivemos sem água”, disse Mayara Nogueira, estudante.

Confira mais fotos:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here