Senador Roberto Rocha: um parlamentar em defesa das águas do Maranhão

Para celebrar o Dia Mundial da Água, o senador Roberto Rocha (PSDB) divulgou um vídeo falando sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, e enumerou algumas de suas ações em defesa de todos os rios maranhenses. Ele citou, ainda, a parceria com governo federal que, por meio da Codevasf, já está finalizando o projeto de revitalização do Rio Itapecuru, que abastece a cidade de São Luís.

Desde o início do seu mandato, Roberto Rocha tem levantado a bandeira da revitalização dos rios do Maranhão, e inseriu a agenda da preservação das águas na pauta de todos os maranhenses. Logo nos primeiros meses, o seu gabinete desenvolveu um projeto interativo pelas redes sociais de forma a criar um relatório visual sobre as condições das bacias hidrográficas do Maranhão. Em resposta, dezenas de internautas mandaram fotos contando o drama dos rios de suas cidades. O relatório, com mais de 100 páginas, foi entregue ao secretário geral do Ministério da Integração Social e deu origem ao programa “SOS Águas do Maranhão”, para atuar no enfrentamento do problema.

O “SOS Águas do Maranhão” atua em diversas frentes e uma delas foi a série de seminários sobre a Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes, concebidos para ampliar a consciência cidadã e aproximar o problema da sociedade organizada. Foram realizados seis seminários ao todo: em São Luís, Pedreiras, Caxias, Grajaú, Balsas e Imperatriz. Outros ainda estão previstos para cobrir todas as regiões do estado. Além dos seminários, Roberto Rocha destinou mais de 15 milhões de reais para a compra de equipamentos destinados à proteção e revitalização dos rios e nascentes do Maranhão.

Ainda na pauta das águas maranhenses, em Balsas, outra emenda do senador irá criar um Centro de Pesquisas e Reprodução Pesqueira, com o objetivo de repovoar os rios e as espécies.

Para a Baixada Maranhense, Roberto Rocha destinou recursos ao projeto Diques da Baixada, que irá modificar a dinâmica de todo o ecossistema da região.

Em 2017, o Maranhão teve também uma grande conquista, por meio do mandato de Roberto Rocha, com a sanção do projeto de lei que amplia para todo o território maranhense a área de atuação da Codevasf, e por meio do qual o governo federal poderá realizar projetos e obras estruturantes, visando um desenvolvimento urbano e rural para o povo maranhense.

“Diversos projetos, desde adutoras e barragens, até pequenas intervenções urbanas se tornarão possíveis com a aprovação da ampliação da Codevasf: uma delas, é a tão esperada despoluição da Lagoa da Jansen, em São Luís, cujo estudos já estão bem avançados. O futuro do Maranhão e dos maranhenses depende da preservação de seus rios e nascentes, afirmou o senador.

       Celina Mendes – Jornalista 
    (98) 9 82849347 (whatsapp)
      (98) 9 84437959 (celular) 
          

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here