ASISTA AO VÍDEO: SAÚDE- Marcha realizada em Caxias lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na manhã dessa segunda-feira (02) profissionais da saúde e educação, além da classe estudantil, uniram-se aos pais com filhos autistas na IV marcha “AME COMO EU SOU, um passo à frente, espalhe amor por aí”, organizada pela Associação de Amigos dos Autistas do Maranhão (AMA\MA) com apoio da Prefeitura de Caxias e do CAPS Infanto Juvenil.

A AMA é presidida em Caxias por Francília Sousa, que em sua fala destacou o objetivo da caminhada. “Estamos despertando a sociedade em prol desta temática, tornando uma cidade inclusiva, rompendo barreiras e preconceitos que alguns pais sofrem”, destacou.

A concentração ocorreu na Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias, e contou com a apresentação do coral de acadêmicos de Enfermagem da UEMA. O percurso da caminhada seguiu pelas ruas São Benedito, Benedito Leite, Otávio Passos, Praça Gonçalves Dias e Praça São Sebastião. As bandas Lira Municipal e Jardineira também estiveram presentes no evento.

 

Wibson Gonçalves, pai de criança autista, elogiou a ação, que teve por objetivo informar a população sobre o Autismo, que muitas vezes tem seu diagnóstico tardio pela falta de informação.

Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, falou sobre o Autismo, destacando que a marcha é por uma causa justa, que busca o respeito e inclusão.

“Nós da educação temos incluído todas as necessidades especiais, com foco na educação igualitária, onde todos possam ser incluídos”, explicou a secretária.

A enfermeira Conceição Moura, coordenadora do CAPS Infanto Juvenil, falou sobre a programação que acontecerá neste mês sobre o Autismo.

“O CAPS IJ está com uma vasta programação para o mês de abril em parceria com a Educação, Saúde e Assistência Social. Vamos trabalhar esse tema dia 19 de abril com a realização de um ciclo de palestras aberto ao púbico”, frisou a coordenadora.

Mais comum no sexo masculino, o Autismo é representado pela cor azul e pertence ao grupo de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem como sintomas a fobia, dificuldade de relacionamento e agressividade, sendo que existem vários níveis diferentes do transtorno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70 milhões de pessoas no mundo são autistas, sendo que no Brasil são 02 milhões.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here