CAXIAS: Governo realiza Lançamento Coletivo de Escritores Maranhenses

A nona edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses será realizada nesta sexta-feira, 6, na cidade de Caxias, reunindo 18 escritores com publicações em diversos gêneros literários. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

O lançamento será realizado pela primeira vez fora de São Luís e tem por objetivo valorizar a produção literária maranhense e promover o livro e a leitura envolvendo os autores e a comunidade.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a iniciativa é uma forma de dar visibilidade à produção literária dos municípios da região e descentralizar a política cultural. “É importante não só incentivar mas integrar as políticas culturais promovendo uma participação cada vez maior dos nossos talentos”.

Edital de literatura e doação de livros

Durante o evento será anunciado o lançamento do edital de prêmio literário, previsto para junho deste ano, cujo propósito é promover e fomentar a literatura maranhense. “Esse será o primeiro de vários editais de apoio aos projetos culturais e que devem abranger diversos segmentos artísticos”, disse Galdino.

Outra atração será a doação de livros para o Farol do Saber de Caxias. O farol integra a rede de bibliotecas públicas do estado e que estão sendo revitalizadas pelo Governo.

Para diretora da BPBL, Aline Nascimento, a realização do lançamento coletivo em Caxias é uma oportunidade de promover os escritores nas suas cidades e incentivar a descoberta de novos talentos. “É um encontro importante com nossos escritores e leitores além de ser também um evento literário com foco na promoção do livro e incentivo à leitura”, destacou Aline.

Escritores participantes:

ARYDIMAR VASCONCELOS GAIOSO – Insurreição de saberes: práticas de pesquisa em comunidades tradicionais
CARVALHO JÚNIOR – No alto da ladeira de pedra
ELANY MORAIS – Muitas de mim
GORETH PEREIRA – Diário de Sentimentos
HELOÍSA HELENA SOUSA – Laura
INÊS MACIEL – Recôndito; Menina dos Olhos de Peteca e Virna
IRANDI MARQUES LEITE – Viagem pela ilha de Upaon-Açu e além mares
ISAAC SOUSA – Cidade de Cristal
JORGE BASTIANI – Pulsação
JOSÉ CARLOS AROUCHA FILHO – Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis
JOSEANE MAIA – Festa no céu e outros contos
MANOEL BEZERRA – Caleidoscópio da Loucura
RAIMUNDO MEDEIROS / JOSÉ LINHARES DE ARAÚJO – Álbum de Caxias (MA) e Donana Jansen e a Água Encanada
RENATO LUCAS PEREIRA GOMES – Joãozinho, O Menino que Aprendeu a Amar os Animais
SILVANA LOURENÇA DE MENESESO – Intenso instante
WALDIRENE PEREIRA ARAÚJO (org.) – A valorização da diversidade cultural: uma missão impossível?
WILSON MARQUES – O Jovem João do Vale
WYBSON CARVALHO – Poesia reunida