Policial atira em servidor público durante briga em São Luís

Por G1 MA — São Luís, MA

 

G1 MA
Policial militar agride servidor público durante discussão em São Luís.

Policial militar agride servidor público durante discussão em São Luís.O servidor público municipal Anderson Pereira da Silva, foi baleado e agredido durante uma briga com o policial militar Eduardo Luz Soares, lotado no Centro Tático Aéreo (CTA), na madrugada desta segunda-feira (24) em uma loja de conveniência localizada em um posto de combustível na Avenida Joaquim Mochel em São Luís. Após a agressão, o militar foi afastado do CTA.

Em entrevista à rádio Mirante AM, o secretário de segurança Jefferson Portela disse que a conduta do policial foi grave e não possui justificativa legal.

“Uma pessoa que tem uma conduta daquela é algo sem justificativa legal, vindo de um policial militar. É um absurdo. Já pedi para ele ser afastado e determinei a abertura de sindicância. Temos provas técnicas pelos vídeos divulgados e faremos exames na vítima. É lamentável sobre os aspectos da família da vítima, para a sociedade e para nós que somos policiais militares. Quero informar a sociedade que a secretaria trabalha contra este tipo de conduta”, disse.

Policial e servidor público discutem dentro de loja de conveniência em São Luís — Foto: Reprodução/DivulgaçãoPolicial e servidor público discutem dentro de loja de conveniência em São Luís — Foto: Reprodução/Divulgação

Policial e servidor público discutem dentro de loja de conveniência em São Luís — Foto: Reprodução/Divulgação

Imagens das câmeras de segurança registraram o momento da briga entre os dois dentro da loja de conveniência. Em seguida, o policial militar que aparenta estar embrigado, agride com um soco no rosto o servidor público, que cai no chão. A vítima consegue sair do estabelecimento e a briga entre ambos continua do lado de fora da loja.

O policial militar aparece ainda agredindo várias vezes o servidor público, que cai no chão novamente sendo atingido por vários chutes e socos. Algumas pessoas que estavam no posto de combustível tentam conter a briga, mas sem sucesso. As imagens ainda mostraram o momento em que o policial militar começa a briga novamente com o servidor público, efetuando vários disparos contra ele que foi atingido com dois tiros no pé.

Servidor público é agredido por policial em São Luís — Foto: Reprodução/DivulgaçãoServidor público é agredido por policial em São Luís — Foto: Reprodução/Divulgação

Servidor público é agredido por policial em São Luís — Foto: Reprodução/Divulgação

Por meio de um áudio, divulgado nas redes sociais, o servidor explica que a briga começou por conta de uma discussão simples, envolvendo ele e uma terceira pessoa. Segundo Anderson Pereira da Silva, o policial disse para um rapaz que estava na loja de conveniência não olhar para ele e com isso ele tentou defender o rapaz e acabou sendo agredido. Ele afirma que não sabia que Eduardo Luz Soares era policial militar e que estava armado.

“Aconteceu uma discussão besta. Ele falou para o rapaz não olhar para ele. Aí eu perguntei: ‘rapaz por que tu tá falando isso pro rapaz?’. Nem sabia que ele era lutador de jiu-jitsu, que ele tinha participado de campeonato, não sabia que ele era polícia, não sabia nem que ele tava armado. Aí eu virei pra ele: rapaz por que tu tá falando nesse tom pro cara? Quando eu falei assim ‘comigo é diferente’ foi que ele levantou e me deu esse ‘supapo’ bem aí”, disse.

Após ser agredido, servidor público é socorrido por funcionária de loja de conveniência — Foto: Reprodução/Divulgação

Após ser agredido, servidor público é socorrido por funcionária de loja de conveniência — Foto: Reprodução/Divulgação

Anderson Pereira da Silva disse que não conhecia o policial militar e que durante a briga não o ofendeu. “Quero deixar bem claro que eu nunca tive nenhum tipo de rixa com ele, nunca nem tinha visto ele na minha vida, nunca xinguei a mãe dele, o pai dele, nunca ofendi a família dele em momento algum. Eu não conhecia ele, foi a primeira vez que eu vi ele na minha vida, quero deixar bem claro aqui”, explicou.

O servidor público disse ainda que durante a briga o policial Eduardo Luz tentou o matar e afirmou que uma pessoa como ele não pode vestir a farda da Polícia Militar.

“Botou para dormir não. Esse cara tentou foi me matar. Eu estou aqui no hospital com duas balas no pé, osso do crânio do rosto aqui quebrado. Um cidadão desse não pode vestir a farda da polícia. Eu estou revoltado. Eu queria para as autoridades competentes tomar uma providência. Um homem desse que não tem controle com uma arma. Eu simplesmente disse que ele não podia tratar as pessoas da maneira como ele trata. Comigo era diferente e ele me deu um bogue que eu apaguei. Eu até esqueci das coisas aí. Quem está falando é a pessoa que foi agredida no momento (…) Um cidadão desse eu quero para ele perder a farda dele justamente para mais na frente ele não matar um pai de família. Se ele não conseguir me matar eu só não quero que ele mate um pai de família. Um cara desse era para passar nem no teste psicológico do concurso da polícia e veste uma farda”, disse.

Homem tenta separar a briga entre o servidor e o policial — Foto: Reprodução/DivulgaçãoHomem tenta separar a briga entre o servidor e o policial — Foto: Reprodução/Divulgação

Homem tenta separar a briga entre o servidor e o policial — Foto: Reprodução/Divulgação

Por meio de nota, o Centro Tático Aéreo do Maranhão (CTA) informou que as agressões realizadas pelo policial militar Eduardo Luz Soares contra o servidor público municipal Anderson Pereira da Silva na madrugada de segunda-feira (24) em São Luís não condizem com os princípios profissionais, éticos e humanos que fazem parte do CTA, bem como do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. A nota ressalta ainda que após o episódio, o PM foi afastado do CTA e será apresentado ao Comando Geral da Polícia Militar para a adoção dos procedimentos penais e administrativos cabíveis.

Leia a íntegra da nota

“O Centro Tático Aéreo do Maranhão – CTA, unidade diretamente subordinada ao Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado, considerando o episódio ocorrido na madrugada do último dia 24, segunda- feira, nas dependências de uma loja de conveniências e de um posto de combustíveis no conjunto Itapiracó, nesta cidade, envolvendo o Soldado PM Eduardo da Luz Soares, lotado nesta unidade, fato esse que, ressalte-se, chegou ao conhecimento desta Direção apenas na noite de hoje, vem a público esclarecer que as agressões praticadas pelo mencionado policial contra Anderson Pereira da Silva, agressões essas que vêm sendo divulgadas nas redes sociais através de vídeos gravados pelas câmeras existentes no local, em nada coadunam com os princípios profissionais, éticos e humanos que norteiam as atividades dos integrantes do CTA-MA, bem como do Sistema de Segurança Pública do nosso Estado, ressaltando-se que a postura adotada e os atos praticados pelo servidor em questão são inadmissíveis e injustificáveis, motivo pelo qual o Soldado PM Eduardo da Luz Soares já foi desligado do Centro Tático Aéreo-MA e será apresentado ao Comando Geral da Polícia Militar para a adoção dos procedimentos penais e administrativos cabíveis.Sempre buscando a excelência na prestação dos serviços à sociedade maranhense, a Direção deste Centro se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos que ainda se fizerem necessários. São Luís-MA, 27 de setembro de 2018. Ismael de Sousa Fonseca – Diretor do CTA-MA”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here