Cenário para sucessão municipal de Caxias começa ganhar corpo

As tratativas de bastidores, por meio das tradicionais articulações pré-eleitorais, começam a dar corpo ao cenário que estará posto nas eleições municipais do próximo ano em Caxias (MA). A movimentação dos líderes partidários locais é intensa e ocorre em todas as correntes e cores, ainda que umas mais ostensivas e explícitas que outras. É óbvio que esta formatação de cenário não é estática, muita coisa poderá mudar ainda, inclusive pela inserção de novos atores no jogo.

A fala do juiz Velozo durante entrevista concedida a este redator, no #SQN do último sábado (20), repercutiu forte entre os caciques locais. Ainda mais porque, depois daquela participação no programa semanal da Sinal Verde FM, quando o ainda magistrado foi incisivo ao declarar que vai pedir aposentadoria para ingressar na seara político-partidária, ele avistou-se com a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT). Segundo fontes próximas aos dois, ambos teriam alinhado a possibilidade de marcharem juntos no pleito municipal de 2020.

CLEIDE

Falando em Cleide Coutinho, aliás, a deputada deve mesmo ser protagonista do processo eleitoral que se avizinha, inclusive já organiza partidos como PSB, Cidadania (ex-PPS) e Solidariedade, além do seu PDT, obviamente. As conversas com outras siglas para a formação de uma ampla aliança também teriam sido iniciadas nos últimos dias.

FÁBIO

Do outro lado do front o prefeito Fábio Gentil (PRB) se move para consolidar sua aliança eleitoral, ao tempo em que age administrativamente com ações de peso, como a extensão no horário de atendimento nas UBS’s – já são três, pelo menos.

E para o começo do mês vindouro, no calor das comemorações pelo aniversário da adesão de Caxias à Independência do Brasil, próximo dia 1º de agosto (feriado municipal), o Cabeludo promete a entrega de uma série de obras estruturantes, como o Hospital Geral Municipal Gentil Filho, agora completamente reformado.

Fora o fato de o atual mandatário municipal caxiense contar, em sua base de apoio, com o lastro de dois deputados estaduais, Zé Gentil (PRB), seu genitor, e Adelmo Soares (PCdoB).

VICE

O prefeito de Caxias segue bem avaliado para a disputa, tanto que são muitos os pretendentes a compor sua chapa majoritária na condição de candidato a vice. Além do atual vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior (PP), os secretários Aureamélia Soares (Mulheres) e Fause Simão (Trabalho) não escondem o desejo, fora outros mais que se movimentam nos bastidores.

PSL

O diretório municipal do PSL – partido do presidente da República Jair Bolsonaro – tem intensificado ações no sentido de ter candidato próprio ao Palácio da Cidade. Nomes como o do advogado Luís Carlos Moura, da ex-vereadora Tânia Cantalice, do engenheiro Zé Miguel (ex-vice-prefeito de Caxias) e do empresário Pedro Barros estariam entre os mais badalados para representar os bolsonaristas na disputa municipal.

PT

O PT não faz manifestações ostensivas, mas é fato que os petistas também se movimentam. Mesmo desgastado pelos incidentes no campo ético que marcaram o partido nos últimos anos, a sigla ainda tem um forte apelo sobre o eleitor – pesquisa recente aponta que qualquer candidato, independente do nome, que representar o PT começaria a disputa no patamar de 5%, o que não é pouco.

PSOL

Outro que também poderá ter candidatura própria na disputa pela prefeitura de Caxias em 2020 é o PSOL. Neste sentido, o nome do advogado Agostinho Ribeiro Neto, presidente da subseção da OAB começa ganhar corpo como futuro candidato do partido.

Por RM – Ricardo Marques

Postado em 25/07/2019 09:43:42

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here