Atenção: golpe do FGTS no WhatsApp já afeta mais de 100 mil pessoas

Um golpe envolvendo o  FGTS já afetou mais de 100 mil pessoas em apenas dois dias. O ataque circula pelo WhatsApp e promete o saque do benefício às pessoas que clicam no link. As informações são do  dfndr lab , laboratório especializado em segurança digital.

-Os usuários recebem uma breve pesquisa com perguntas como “deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “você sacou algum valor do FGTS nosúltimos 3 meses?”. Independente da resposta, a vítima é encaminhada para compartilhar o link do ataque com mais dez amigos do WhatsApp para liberar o suposto saque.

Para tornar a fraude mais realista, os hackers também criaram comentários de falsos usuários afirmando que já sacaram o benefício, como “vou na lóterica segunda-feira sacar o meu”. Com essa técnica, pelos menos 2083 novos acessos à fraude são registrados por hora.

“O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular , abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”, esclarece Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Além disso, os criminosos recebem vantagem financeira, explica Simoni: “[a vítima] é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pagos. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here