No exterior, mídia divulga conflito de Bolsonaro com o papa Francisco

O jornalista Nelson de Sá, colunista da Folha de S.Paulo, informa que o conflito de Jair Bolsonaro com Igreja Católica sobre Amazônia chegou ao exterior. Trata-se de uma contradição que tende a se manifestar com força durante o Sínodo da Amazônia, que deve tratar temas como desmatamento

247 – O jornalista Nelson de Sá, colunista da Folha de S.Paulo, informa que o conflito de Jair Bolsonaro com Igreja Católica sobre Amazônia chegou ao exterior. Trata-se de  uma contradição que tende a se manifestar com força durante o Sínodo da Amazônia, que deve tratar temas como desmatamento. Dois campos nitidamente opostos estão formados: de um lado o governo Bolsonaro e seus seguidores, de outro o papa Francisco e os bispos.

O jornalista destaca a entrevista do papa ao jornal italiano La Stampa, sob o título “O soberanismo me assusta, leva a guerras”.

O Vatican News, o papa ressalvou que o Sínodo nao é uma reunião de políticos, mas não deixou de advertir que o planeta vive “situação de emergência”, citando lixo no mar e desmatamento.

O jornal espanhol El País, sob o título “Bolsonaro está espionando o papa?”, registrou em coluna que Bolsonaro e seus generais “tentam convencer que a Europa quer tomar a Amazônia” e que “a próxima briga pode ser com o papa”.

O Crux Now, principal veículo católico nos EUA, entrevistou o arcebispo Roque Paloschi, de Porto Velho, para a reportagem “Católicos denunciam ataques contra povos indígenas na Amazônia”.

E o britânico The Guardian entrevistou longamente o bispo emérito do Xingu, Erwin Kräutler, sob o título “Queimadas são verdadeiro Apocalipse”. Segundo ele, o sínodo papal, em outubro, vai “denunciar a destruição da floresta”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here