Bancada do MA e o posicionamento na CPI da Lava Toga e Lava Jato

Duas CPIs bastante polêmicas vão tramitando no Congresso Nacional. Na Câmara Federal, os deputados tentam a instalação da CPI da Lava Jato. Já no Senado, os senadores tentam criar a CPI da Lava Toga. O Blog foi buscar o posicionamento dos deputados e senadores maranhenses diante das duas CPIs.

Na noite da sexta-feira (13), a Mesa da Câmara dos Deputados validou 175 das mais de 200 assinaturas obtidas pela Oposição no requerimento que pede a instalação da CPI da Lava Jato, que pretende investigar, com base nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept, supostas arbitrariedades e ilegalidades cometidas pelos membros da Força Tarefa da Lava Jato e pelo então juiz Sergio Moro. Ainda é necessário, contudo, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorize a instalação da CPI.

Entre os 18 deputados federais maranhenses, apenas cinco assinaram favorável a instalação da CPI, foram eles: Bira do Pindaré (PSB), Gil Cutrim (PDT), Márcio Jerry (PCdoB), Pedro Lucas (PTB) e Zé Carlos (PT).

Lava Toga – No Senado, os senadores favoráveis à CPI da Lava Toga devem protocolar na próxima terça-feira (17), um novo pedido de instalação da comissão. O senador Alessandro Vieira (PPS) assegura que já possui o número suficientes de assinaturas para a abertura da CPI.

No entanto, o senador que é do Rio Grande do Sul não deverá contar com o apoio de nenhum senador maranhense, pois Roberto Rocha (PSDB), Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT), não assinaram.

Blog do Jorge Aragão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here