Home Brasil Dia Nacional – Semana Nacional do Trânsito

Dia Nacional – Semana Nacional do Trânsito

Bruno Marcinichen
Foto: Reprodução

A Semana Nacional do Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a promoverem ações que mobilizem a sociedade. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a campanha deste ano é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

Em Canoinhas, conforme Lilian Pontes, Diretora do Departamento Municipal de Transito (Detracan) há palestras sobre a semana nacional de trânsito acontecendo em todas as escolas da rede municipal, durante toda a semana. A semana tem o objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. “Os agentes de trânsito realizam as palestras educacionais sobre o tema, nas escolas municipais, durantes os períodos da manhã e tarde”, comenta Lilian.

A Policia Militar de Canoinhas também tem desenvolvido ações temáticas sobre a semana. Em publicações no Facebook a corporação compartilha dicas de como melhorar o trânsito.

Confira dicas importantes da PM

A preferência será sempre do pedestre – Independente do local, o pedestre sempre terá preferência sobre os demais veículos. Caso esteja no volante, permita que o mesmo realize a travessia com total segurança. Sinalize a situação também para motoristas mais desatentos. Mas caso seja o pedestre, procure atravessar num trecho com trânsito mais seguro. Utilize faixas de pedestres e passarelas.

Respeite os limites de velocidade para um trânsito mais seguro – Essa, ao lado da embriaguez ao volante, é uma das infrações mais cometidas pelos motoristas. Independente do dia e do horário, seja o trecho movimentado ou não, respeite sempre a sinalização do local, principalmente de velocidade. Dirigindo na velocidade indicada, a chance de evitar um acidente em caso de imprevisto é bem maior. Não esqueça ainda dos equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança.

Semana Nacional do Trânsito

A idéia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana. É mais um estímulo a todos os condutores, aos pedestres e passageiros, a optarem sempre por um trânsito mais seguro. A principal finalidade da Semana Nacional do Trânsito é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações fundamentais do cotidiano e também a participação de todos para uma efetiva segurança viária.

A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. Neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here