Cerveja criada no Maranhão a partir da mandioca na gestão Flávio Dino é destaque no mais importante jornal econômico do mundo

A cerveja Magnífica, criada na gestão Flávio Dino no Maranhão, foi destaque de uma matéria no mais importante jornal do econômico do mundo, o inglês, Financial Times. Na matéria o impresso destaca o aquecimento da economia estadual com a cerveja e fala da aceitação popular com o produto.
 Veja a matéria abaixo:
Lourival dos Santos, que administra uma pequena fazenda no interior do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil, aperta um punhado de mandioca e sorri com a menção de uma nova cerveja.  “Antes, apenas eu, minha esposa e meu filho e filha produzíamos mandioca.  Hoje, com uma demanda crescente, meu genro, sobrinho e primo também trabalham conosco.  E há muitas outras famílias na mesma situação ”, diz ele.
 O governo do partido comunista, em um dos estados mais pobres do Brasil, uniu forças com a AmBev, subsidiária local da empresa internacional de cervejas AB InBev, para lançar a Magnífica, uma cerveja ao mesmo tempo acessível e sustentável.  É produzido usando apenas a mandioca local, também conhecida como mandioca, de pequenos agricultores nesta região da América do Sul.
 “Magnífica foi uma oportunidade muito importante e bem-vinda que agregou outras [razões para crescer] mandioca e agora temos um novo produto”, explica o Sr. dos Santos.
Lourival dos Santos- administrador de uma pequena fazenda no interior do estado
A Magnífica é um sucesso desde o seu lançamento no Maranhão, em dezembro, diz Mateus Viana, gerente da cervejaria da AmBev nos arredores de São Luís, capital do estado.  E está claro que a combinação de vendas em expansão, cerveja barata e renda estável para os agricultores está criando um senso de otimismo com a mandioca no coração.
A mandioca é um componente essencial da cultura maranhense ”, explica Júlio César Mendonça, secretário estadual de agricultura familiar, apontando que o Maranhão é o quarto maior produtor brasileiro dessa rica fonte de carboidratos alimentar.  “Aqui, quando as pessoas falam em sustentabilidade, falam em mandioca.   É crucial para combater a pobreza simplesmente porque todos, principalmente nas áreas mais pobres do estado, plantam mandioca. ”
 Todo mês, a AmBev compra 600 toneladas de mandioca de 175 produtores no Maranhão, com a meta de atingir 250 produtores até o final de 2019.
 Atualmente, existem projetos semelhantes em outros dois estados do nordeste brasileiro – Nossa em Pernambuco e Legítima no Ceará – onde a mandioca também é um item básico.  Faz mais de sete anos que a AB InBev – fabricante de cervejas Budweiser, Corona e Stella Artois – lançou o Impala, a primeira cerveja do mundo feita de mandioca, em Moçambique.
 Mas Magnífica tem uma identidade muito local.  É vendido apenas no Maranhão, e Bernardo Paiva, presidente da AmBev, diz que é “produzido no estado por Maranhenses para Maranhenses”.  Seu lema é “Do campo ao copo”, do campo ao copo.
 “Tem sido minha melhor venda desde que o comprei no início deste ano.  As pessoas adoram ”, diz Etiene Messías, que vende Magnífica em sua barraca de rua na cidade velha de São Luis.
 “Adoramos, não é amargo, é refrescante”, diz Kamila Caetano, uma estudante de 25 anos que viajou com amigos do vizinho estado do Pará para apreciar a cerveja, posando para uma selfie com a garrafa.
Mas Flávio Dino, governador comunista do Maranhão, oferece um contexto pragmático: “Se tratasse de produzir cerveja de mandioca sem a participação da agricultura familiar, faria pouco sentido, mesmo que eventualmente fizesse sentido para os consumidores.  Procuramos alinhar o interesse comercial de uma grande corporação multinacional com nosso interesse em agregar valor à cadeia de suprimentos local de mandioca.  E, até agora, tem sido bem-sucedido. ”
 Parte do segredo de seu sucesso é que a mandioca é uma das “culturas mais inclusivas” do mundo, explica Loroana Santana, presidente da agência de pesquisa agrícola do Maranhão.  Para ela, Magnífica abriu “um caminho de auto-sustentabilidade” para essa safra, abrindo mercados, agregando valor aos produtos e melhorando a produtividade.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a mandioca é uma “colheita altamente versátil cultivada por pequenos agricultores em mais de 100 países.  .  .  juntamente com sua importância como fonte de alimento e segurança alimentar, a mandioca também possui uma variedade de usos industriais que lhe conferem um enorme potencial para estimular o desenvolvimento industrial rural e aumentar a renda rural. ”
 De volta à sua cidade natal, Tabuleiro de São Bernardo, o Sr. dos Santos explica os motivos de seu otimismo: “Graças a essa parceria para produzir a Magnífica, estamos obtendo uma melhor qualidade de vida.   Podemos até ficar juntos agora, porque a vida não é apenas trabalho, certo? ”
 Os bebedores de Magnífica certamente parecem concordar com sua conclusão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here