Transplante realizado em Teresina é matéria no Fantástico

Um caso emocionante fez parte da história do Hospital Unimed Primavera (HUP), em Teresina, merecendo transmissão nacional em reportagem elaborada pela equipe da Rede Globo para o Fantástico.

A reportagem, que foi ao ar dia (29), conta a história de Mônica Ribeiro, de 53 anos, dona de casa, que há 3 anos recebeu a indicação de transplante para seu quadro de doença renal.

Nenhum familiar consanguíneo teve compatibilidade para possibilitar a doação. A surpresa veio quando Monique, de 34 anos, a filha adotiva de Mônica, é quem foi considerada apta a doar, depois de exames específicos.

Segundo o nefrologista Avelar Alves da Silva, responsável pela equipe do transplante no HUP, trata-se de um caso imunológico complexo que foi bem-sucedido, sem complicações.

O médico, que também é transplantado e recebeu um rim de uma irmã há 30 anos, se alegra com o sucesso do procedimento:

“Quanto maior a compatibilidade, melhor o prognóstico, a sobrevida: esse rim dura mais.

Esse tipo de compatibilidade, como a que ocorreu entre a Mônica e Monique, segundo o especialista, é mais comum entre irmãos.

“Cada transplante desses que dá certo, é muito prazeroso para mim, especialmente, e para toda a equipe” – enfatiza Alves.

Fonte: Ascom/ Unimed

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here