Caxias recebe homenagem por ser o 1º município a aderir ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável no Brasil

Em mais um feito inédito, Caxias recebeu o reconhecimento estadual por ser o primeiro município do Brasil a aderir ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável. A homenagem foi feita pela Secretaria Estadual de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES). A nutricionista de segurança alimentar da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Nathália Coelho Soares, foi quem recebeu a homenagem, das mãos da gestora de projetos da SEDES, Valdinê Milhomen.

“O município de Caxias foi premiado por ser o primeiro município do Brasil a aderir ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável. O pacto tem por objetivo desenvolver estratégias intersetoriais de prevenção e controle da fome, de doenças decorrentes da má alimentação (sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão arterial), bem como fortalecer o SISAN no município”, afirma Nathalia Coelho.

Caxias foi um dos primeiros municípios brasileiros a aderir ao pacto. Com isso, o reconhecimento ao compromisso do prefeito Fábio Gentil com a segurança alimentar e nutricional dos caxienses foi concedido pela SEDES e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que homenagearam o município pelos avanços significativos.

“A SEDES teve a grata satisfação de homenagear o município de Caxias pela adesão ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável. Caxias está de parabéns não só por esse feito, mas também por todos os avanços na Política de Segurança Alimentar e Nutricional. É um município que já fez adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), já possui um Plano Municipal de SAN, executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dentre outros. Agora, com adesão ao Pacto Nacional, está reafirmando o compromisso de estar cuidando bem da população de Caxias, garantindo o Direito Humano à Alimentação Adequada. Para nosso estado, é uma honra poder prestar essa homenagem e ter o reconhecimento do Ministério da Cidadania, que esteve presente no evento e parabenizou o estado por ter os dois primeiros municípios a fazer a adesão no Brasil todo: Caxias e Parnarama”, disse Valdinê Milhomen.

O prefeito Fábio Gentil, logo no início de sua gestão, fez adesão ao SISAN, que foi instituído em 2006. Até 2016, Caxias não tinha assumido o compromisso de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Com a adesão ao sistema em 2017, o município vem avançando na Política de Segurança Alimentar e Nutricional através do cumprimento de uma agenda de trabalho que envolve várias secretarias.

O Pacto Nacional para a Alimentação Saudável é uma iniciativa da CAISAN Nacional para articular políticas, órgãos e entidades em esforços conjuntos para a promoção da alimentação saudável. Ela faz uma espécie de convite aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a se engajarem e firmarem compromissos referentes à produção de alimentos saudáveis, à ampliação do acesso regular e permanente a alimentos saudáveis e sustentáveis e ao estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados, no contexto de consolidação do SISAN.

“Nós fomos agraciados com esse prêmio sendo a primeira cidade a aderir ao pacto. Nós chamamos a nossa coordenadora Nathalia e formamos uma equipe de profissionais, que juntos fizeram um Plano de Segurança Alimentar para Caxias, depois buscamos Brasília, onde assinamos um termo. Estamos aguardando um apoio do Governo Federal, na possibilidade de trazermos mais orientações técnicas para os nossos profissionais e continuarmos trabalhando para melhorar a vida dos caxienses”, afirma Professor Chiquinho, secretário da SMADS.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Caxias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here