Lote residual do IR: Consultas começam nesta segunda! Mais de 116 mil vão receber

A partir de hoje, segunda-feira 10, a Receita Federal abre a consulta ao lote residual da chamada “restituição multiexercício” do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo aos exercícios de 2008 a 2019. Cerca de 116.188 contribuintes devem receber uma parcela dos mais de R$ 297 milhões liberados.

Os pagamento, com data marcada para o dia 17 de fevereiro, irão contemplar primeiramente os contribuintes que se encaixam nos critérios de preferência pré-estabelecidos, sendo: 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 para pessoas com deficiência física/mental ou doença grave e 6.052 cuja fonte de renda principal seja o magistério.

Saiba como consultar o IR

Para saber se o contribuinte tem direito ao lote residual do IR, basta acessar o site da Receita Federal e informar os dados pessoais, como CPF, data de nascimento e os anos de exercício. Há também como opção o Receitafone, canal de atendimento via telefone através do número 146.

Pelo site oficial do órgão é possível ainda acessar o extrato da declaração e ver verificar se há inconsistências nos dados durante o processamento dos valores a serem restituídos. Caso isso ocorra, o usuário pode entrar com uma ação retificadora e solicitar uma reavaliação.

Outro meio de consulta é por meio do aplicativo da Receita para smartphones e tablets. Por ele, é possível consultar diretamente as bases do órgão federal para verificação das informações cadastrais de um CPF acerca do direito à restituição do IRPF.

Quanto tempo a restituição ficará disponível?

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Após esse período, o contribuinte só poderá resgatar a quantia mediante preenchimento do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, na aba relacionada ao serviço de “Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso haja problemas no recebimento do dinheiro, o usuário poderá entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança para qualquer banco, contanto que as informações estejam no nome do titular.

Os telefones para atendimento são 4004 0001 (capitais), 0800 729 001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (para deficientes auditivos).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here