Qual o prazo para declaração do Imposto de Renda em 2020?

Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu o prazo de uma entrega importante, ou, ainda, esqueceu o dia do aniversário daquela pessoa querida. Os motivos podem ter sido muitos e as consequências desagradáveis.

No entanto, as coisas ficam ainda mais graves se a perda do prazo, independentemente do motivo, estiver relacionada à algo estabelecido por lei, como é o caso do prazo máximo do envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Portanto, se você é um contribuinte e não quer pagar imposto em cima de imposto, fique atento às datas para entrega da declaração.

Qual é a data limite para declarar o Imposto de Renda em 2020?

O Governo Federal ainda não divulgou as datas exatas para o início e o término do envio das declarações este ano. A divulgação será feita, provavelmente, no início de fevereiro.

Porém, com base nos últimos anos, é possível apontar que as declarações terão início no começo de março e terminarão no último dia de abril de 2020.

Qual o valor da multa ao atrasar a declaração de IR?

A multa pode ser de R$165,74 a 20% do Imposto de Renda devido. Geralmente, a multa mais baixa é dada a quem não possui imposto devido, como é o caso dos declarantes que são obrigados a declarar somente por conta de seus bens com valores superiores a R$ 300 mil.

Já nos casos regulares, onde a pessoa jurídica deve declarar obrigatoriamente suas rendas e possui imposto devido, o cálculo é feito em relação ao tempo de atraso. O valor da multa nessas situações é de 1% ao mês.

Além disso, o contribuinte que atrasar a declaração do Imposto de Renda pagará juros Selic enquanto durar o atraso. Atualmente, a taxa Selic está em 5,5% ao ano.

O que parece pouco pode se transformar em uma verdadeira bola de neve, ainda mais se o seu Imposto de Renda devido for alto.

As implicações de perder o prazo de preenchimento e entrega da declaração podem sair caros, por isso é melhor manter-se alerta e estar com a documentação pronta para o momento de início das declarações.

Além do mais, você sabia que é vantajoso enviar a declaração do Imposto de Renda logo nos primeiros dias? Dessa forma, é possível receber a restituição do imposto, também, nos primeiros lotes de pagamento – caso você tenha reembolso de imposto.

Por fim, mesmo não tendo a data exata de início e término do prazo da declaração do Imposto de Renda em 2020, provavelmente, o período seja de março a abril, certo? Por isso, coloque tudo em ordem desde já.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here