28 de Fevereiro é Dia da Ressaca: você sabia que essa data existe?

Você poderia imaginar que existe um dia para a ressaca? Pois é, inventaram essa data para a conscientização dos perigos do excesso do álcool para a saúde, e ela é comemorada no dia 28 de fevereiro

Não é todo mundo que bebe bebida alcoólica, alguns bebem socialmente e outros têm o costume de encher a cara. Muitas vezes, esse hábito de “enfiar o pé na jaca” acaba numa baita ressaca!

Quem já sobreviveu à uma ressaca sabe que palavras para explicá-la são dispensáveis. É uma sensação tão horrível que toda e qualquer pessoa de ressaca jura que “nunca mais vai beber de novo”. Esta terrível sensação nada mais é do que o organismo dando um alerta de que está intoxicado pelo álcool, apresentando sintomas desagradáveis como dor de cabeça, náusea, enjoo, cansaço e desidratação.

Embora aqui no Brasil o Dia da Ressaca não seja muito conhecido, existem algumas pessoas que se reúnem para celebrá-la, imaginem como, bebendo e contando histórias de ressacas memoráveis, quando elas são lembradas, já que na maioria das vezes as histórias que as antecedem são esquecidas e fica mesmo na lembrança apenas a ressaca.

Mas a data, ao invés de ser comemorada bebendo, deveria ser lembrada em abstinência pois serviria para nos lembrarmos dos perigos do excesso do álcool para quem bebe demais.

Como evitar a ressaca?

O único remédio eficaz para ressaca, ainda que haja medicamentos, crendices e remédios naturais, continua sendo o Não Beber!

Mas alguns cuidados básicos são importantes e podem amenizar os sintomas, lembrando sempre que o principal é mesmo não exagerar, nunca, com a bebida.

Confira algumas dicas para minimizar os sintomas da ressaca ou evitá-la, se possível:

  1. Alimente-se antes de beber, nunca beba de estômago vazio.
  2. Beba bastante água. A cada copo de drink, um copo de água.
  3. Evite frituras. É verdade que fritura (batata, mandioca frita etc) são gostosas e combinam demais com uma cervejinha, mas estes alimentos sobrecarregam ainda mais o trabalho do fígado.
  4. Carvão vegetal pode ajudar a diminuir a absorção do álcool pelo organismo. Há quem o use antes ou depois de beber. A dose é de 1g.
  5. Dê preferência à sopas e caldos leves para desintoxicar o organismo no dia seguinte e repouse!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here