Coronavírus: veja os equipamentos que identificarão o vírus em passageir

Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM-DF) apresentaram os novos equipamentos que identificarão pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus. Os aparelhos serão utilizados em espaços com mais circulação, como o Aeroporto de Brasília e a Rodoviária Interestadual. A demonstração ocorreu na tarde deste sábado (14/3), no Salão Branco do Palácio do Buriti.
 Ver galeria . 8 FotosEquipamentos para identificar sintomas do coronavírusAna Rayssa/CB/D.A. Press
Equipamentos para identificar sintomas do coronavírus(foto: Ana Rayssa/CB/D.A. Press )
Serão utilizadas 20 câmeras térmicas (aparelho de identificação da temperatura corporal), três coriolis (análise do ar no local) e duas veredus (equipamento que fará a comparação da amostra coletada da saliva do passageiro com o chip que tem o genoma do coronavírus). A previsão é de que os aparelhos comecem a ser usados ainda essa semana em ônibus e em aeronaves internacionais que desembarcarão na capital. “Temos um total de 25 vôos de outros países que chegam em Brasília toda semana. A ideia é que, na hora
que ela pousar, os militares façam o procedimento”, explicou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
De acordo com Lorena Ataydes, major do Corpo de Bombeiros, na Rodoviária do Plano Piloto, na Interestadual e na de Taguatinga, inicialmente, apenas a câmera térmica será testado. Nos aeroportos, além da câmera térmica, o coriolis e o veredus estarão disponíveis. “Estima-se que o procedimento para detectar a temperatura corporal leve em torno de 30 minutos. Caso a gente detecte alguma elevação, o passageiro será  levado a um lugar reservado para fazer os outros dois testes, que é a coleta de saliva e comparação com o genoma do vírus. Este, deve durar cerca de duas horas”, disse.

Utilização

Os aparelhos foram adquiridos desde a Copa do Mundo de 2014 e estão no Corpo de Bombeiros. Contudo, segundo informou o secretário de Segurança Pública, a equipe ainda aguarda a chegada do genoma da Covid-19 para utilizar o aparelho veredus, que fará a comparação e detectará se a pessoa está infectada. “A análise dessa amostra só será possível com a chegada do chip com o genoma”, disse. A pasta ainda não deu previsão.