SAÚDE – Caxias cria Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e UPA é o Centro de Referência

No final da tarde desta quarta-feira (18), a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, falou em entrevista coletiva sobre as medidas que a Prefeitura de Caxias já tomou e está executando para evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19. Ela destacou que o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus foi criado e que os profissionais de saúde de Caixas estão capacitados para fornecer o atendimento conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

A secretária pede que os caxienses evitem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem motivos relevantes, pois o objetivo é evitar aglomerações de pessoas e proteger a vida de cada caxiense.

“Nossos profissionais já foram capacitados. O que queremos muito é uma sensibilização da nossa comunidade. Existem duas formas de contágio: uma é de pessoas que viajaram para fora do Brasil e retornaram ao país ou, ainda dentro do Brasil, quem veio de eventos de outros municípios. Mas o que nos preocupa, caso chegue aqui, é a contaminação comunitária. O que podemos fazer é evitar o contato com muita gente, evitar festas. Aqui a gente pede pra você evitar se deslocar para igrejas, supermercados, em horários de pico, e entender que você tem que ficar distante das pessoas para se precaver neste momento. Por isso, as aulas foram suspensas. Para a sua própria proteção, evite ir às UBSs, evite ir às urgências se você não tem uma sintomatologia mais forte”, explica a secretária.

Ela explica ainda que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias é o Centro de Referência para atender casos suspeitos de covid-19.

“Nem todo sintoma que você tem é de covid-19. Não fique pensando apavorado que você está com o coronavírus. As nossas UBSs estão superlotadas, então você não precisa ir às UBSs em casos que podem ser tratados em casa. O nosso suporte vai ser na UPA, ela vai estar preparada para ser o nosso Centro de Referência para o coronavírus, tanto a UTI, que é a sala vermelha, quanto a sala amarela, que vai funcionar como enfermaria para quem precisar ser internado. Mas se acontecer algum caso, a gente vem a público explicar como vai ser este fluxo”, afirma Socorro Melo.

Atualmente, 12 pessoas que dizem ter suspeitas de covid-19 estão sendo acompanhadas em Caxias. A secretária esclareceu que o caso de uma jovem, que havia participado de um evento em Fortaleza e que suspeitava que estava com o vírus, continua sendo acompanhado, mas sem confirmação.“Nós estamos fazendo todo o acompanhamento das pessoas que se acham suspeitas, acham que estão sentindo. No caso específico da jovem, ela procurou o serviço de Teresina, fez exame lá, não procurou o serviço antes, mas quando a gente sabe dos casos, a gente vai e busca, ela também foi visitada por nossa equipe. Todas as pessoas que acham que estão suspeitas a gente orienta. Nós procuramos as agências de viagens, como também as pessoas que estão chegando, a gente está orientando, porque se há um local onde tem muitos casos, essa pessoa fica em isolamento domiciliar até o período que a gente acha necessário, de acordo com o período que ela chegou, que pode ser de 16 dias”, informa a secretária de Saúde.

Ela explicou como se dá a coleta do material junto às pessoas suspeitas de estarem com o novo coronavírus.

“Só são realizados exames em pacientes que são considerados suspeitos de ter o coronavírus. E que tem todo o parâmetro que o ministério disponibiliza. Quando a pessoa se enquadra nisso é que fazemos o exame. Esses kits são disponibilizados em quantidade pequena. Recebemos alguns da regional. No momento, temos 12 casos suspeitos, mas eles não são indicativos de que realmente necessitam de fazer os exames em todos. São pessoas que se dizem suspeitas, mas estão sendo acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica e estão em casa”, afirma.

Socorro Melo informou ainda que o governo deve antecipar a campanha de vacinação contra a gripe e que as primeiras doses da vacina devem chegar no próximo dia 23 de março para vacinação dos grupos prioritários.“A prioridade será os idosos; profissionais de saúde, porque a exposição é frequente; gestantes; pessoas que são portadores de doenças crônicas; portadores de HIV; pessoas que fazem hemodiálise; pessoas com imunidade baixa, como quem tem diabetes, doenças pulmonares, dentre outras, são pessoas que são mais sensíveis e serão prioridade, mas outros casos a gente analisa e inclui”, frisa.

A gestora finalizou a entrevista pedindo que a população mantenha distância de lugares com aglomeração de pessoas e que todos mantenham-se tranquilos, tentando ao máximo não sair de casa.“Esta é a terceira vez que este vírus aparece no mundo e desta vez com a virulência mais forte, ele se espalhou de uma forma muito grande. Mas temos que saber que quando a gente faz a nossa parte, ficamos com a consciência tranquila e não vamos nos contaminar. Nem todos vão se contaminar, vamos ter calma e tranquilidade. A gente sabe que cada pessoa com coronavírus transmite para menos de três pessoas, não precisa ter pânico. O município está tomando medidas de cautela e preventivas. Não temos que correr atrás de máscaras, de álcool em gel, atrás de UBSs pelos pequenos sintomas. As gripes podem ser tratadas em casa com chás, dipirona, paracetamol, dentre outras formas. A gente tem que saber diferenciar algo mais leve, para que a gente não sobrecarregue o sistema de saúde. O SAMU, no telefone 192, está pronto para ajudar, dando informações de como você pode se prevenir”, finaliza a secretária.

http://caxias.ma.gov.br/