Deputado do MA alerta para risco de Brasil ficar no fim da fila da vacina do coronavírus

Vice-líder do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry alertou nesta segunda-feira (18) para o risco do Brasil ficar no fim da fila para receber vacina contra a covid-19. Novo epicentro da pandemia, o Brasil não foi convidado a participar da iniciativa “Colaboração Global para Acelerar o Desenvolvimento, Produção e Acesso Equitativo a diagnósticos, tratamento e vacina contra a Covid-19”, mais conhecida como “Act Accelerator”.

“Começou hoje a Assembleia Geral da Saúde, da OMS, cujo tema central é a vacina contra o coronavírus. Brasil está fora do esforço global pela vacina, resultado da política externa maluca e irresponsável de Bolsonaro, bem como da negligência criminosa com a pandemia”, disse o parlamentar, em tom de crítica ao Governo Federal.

Segundo o jornal Valor Econômico, o afastamento do Brasil se deve ao desgaste da imagem do Brasil no exterior, agravadas pela segunda troca de ministro em plena pandemia, e às recorrentes brigas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em abril deste ano, a ação já recebeu mais de € 7 bilhões para bancar estudos sobre a doença, recebendo apoio de países como Alemanha e França. Após o evidente afastamento nacional, a área da saúde tenta, agora, reaproximar o Brasil da iniciativa e convencer o Governo Federal de que é importante participar da colaboração para encontrar a vacina para a covid-19.

Leia mais: https://jornalpequeno.blog.br/johncutrim/deputado-do-ma-alerta-para-risco-de-brasil-ficar-no-fim-da-fila-da-vacina-do-coronavirus/#ixzz6MuTwMmcU