Peixe misterioso que fica “invisível” contra a luz é descoberto nos EUA

A bióloga marinha Karen Osborn e sua equipe estavam no navio de pesquisa Western Flyer, na Califórnia, quando encontraram um peixe diferente de todos que eles já haviam visto. Tão escuro quanto o “vantablack“, material feito pelo homem que é a substância mais preta existente, o animal consegue se camuflar com sua pele escura quando qualquer tipo de luz é jogada contra ele.

Osborn e sua equipe estavam coletando peixes do fundo do mar para catalogação quando encontraram o “peixe vanta”, um trocadilho com o material “vantablack“. O animal foi descrito como uma criatura “cheia de dentes grandes e pontiagudos, presos a um corpo em formato de lágrima”.

No momento da foto, o peixe quase desapareceu. Seu contorno estava lá, mas seus detalhes haviam sumido. “Eu já tinha tentado tirar fotos de peixes do fundo do mar antes e não consegui nada além dessas fotos realmente horríveis, onde você não pode ver nenhum detalhe”, diz ela. “Mas, como é que posso apontar duas luzes estroboscópicas para eles e toda aquela luz simplesmente desaparecer?”

A explicação estava na pele do animal, que se camufla com sua cor ultraescura e absorve quase toda a luz jogada contra ele. Osborn e sua equipe descobriram outras 15 espécies semelhantes ao “peixe vanta” — um deles, inclusive, absorve 99,956% da luz que a atinge. Para comparação, a substância “vantablack” consegue absorver 99,965% da luz, apenas 0,009% de diferença.

Não tínhamos ideia da existência de peixes ultrapretos”, diz o biólogo Alexander Davis, autor principal do artigo que descreve as descobertas. “Pelo que sabíamos, os únicos vertebrados que eram ultrapretos eram essas aves-do-paraíso e algumas outras espécies de pássaros. Foi o primeiro caso que tivemos de algo tão preto realmente sendo usado como camuflagem.”