Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

EGHAM, ENGLAND - JUNE 24: Queen Elizabeth II and Prince Philip, Duke of Edinburgh attend The OUT-SOURCING Inc Royal Windsor Cup 2018 polo match at Guards Polo Club on June 24, 2018 in Egham, England. (Photo by Antony Jones/Getty Images)

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, informou o palácio em um comunicado.

“Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda.”

O duque de Edimburgo, como era conhecido, foi hospitalizado em fevereiro de 2021 depois de “se sentir mal ” e recebeu tratamento para uma infecção e uma doença cardíaca preexistente, disse o Palácio de Buckingham. Ele teve alta um mês depois de passar por uma cirurgia cardíaca.

O príncipe Philip esteve ao lado de sua esposa durante seu reinado de 69 anos, o mais longo da história britânica. Príncipe grego, ele se casou com Elizabeth em 1947, desempenhando um papel fundamental na modernização da monarquia no período pós-Segunda Guerra Mundial, além de ser uma figura chave a quem a rainha podia recorrer e em quem confiar.

“Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos”, disse Elizabeth em uma rara homenagem pessoal a Philip em um discurso que marcou seu 50º aniversário de casamento em 1997.A Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo participam da partida de polo - Royal Windsor Cup 2018 no Guards Polo Club em 24 de junho de 2018 em Egham, Inglaterra.  Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip durante a Royal Windsor Cup 2018

Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip durante a Royal Windsor Cup 2018 (Antony Jones/Getty Images)

Por ReutersPublicado em: 09/04/2021 às 08h16Alterado em: 09/04/2021 às 08h38access_timeTempo de leitura: 2 min