Conheça mais sobre a vida e obra de Nelson Sargento

Especiais

No AR em 24/07/2020 – 10:19

Nelson Mattos, mais conhecido como Nelson Sargento (apelido que ganhou por sua breve passagem pelo Exército), nasceu em 25 de julho de 1924. Compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor, ele conheceu o samba aos 10 anos no morro do Salgueiro, desfilando e tocando tamborim na “Azul e Branco”. Foi nessa época que a liderança do famoso Calça Larga, José Casemiro, uniu as escolas do morro, nascendo assim o Acadêmicos do Salgueiro.

Aos 12 anos, junto com sua mãe, mudou-se para o morro da Mangueira, a convite de Alfredo Português, que era um excelente letrista, um português que compunha sambas e que descobriu o talento de Nelson Sargento. Da dupla, surgiu a primeira composição de Nelson, em 1955, o samba enredo “Primavera”, também conhecido como “As Quatro Estações do Ano”, considerado um dos mais belos de todos os tempos.

Desde então, Nelson Sargento milita pelo samba. Integrou o conjunto A Voz do Morro, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho. Entre seus parceiros de composição musical, estão Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga e Rô Fonseca. Nelson Sargento compôs mais de 400 músicas.

Atualmente, ele é presidente de Honra da Escola de Samba Mangueira. Autor dos livros “Prisioneiro do Mundo” e “Um Certo Geraldo Pereira”, Nelson também atuou em vários filmes e é ilustre torcedor do Vasco da Gama.