Morre Tarcísio Meira, o eterno galã da TV brasileira, aos 85 anos

Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho nasceu em 5 de outubro de 1935 e estreou na TV em 1959. Ao lado de sua esposa, Glória Menezes, estrelou a primeira novela diária brasileira, 2-5499 Ocupado, na extinta TV Excelsior, em 1963. Cinco anos depois, foi contratado pela Globo, de onde saiu em 2020, após 53 anos de relação com a emissora.

Mais sobre o assunto

Eles são pais de Tarcísio FilhoReprodução/Instagram

Tarcísio Meira e Glória Menezes receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus

Eles são companheiros desde 1962Reprodução/Instagram

Glória Menezes e Tarcísio Meira foram diagnosticados com Covid-19 e tiveram de ser internados em São PauloReprodução/Instagram

A última novela de Tarcísio na Globo foi Orgulho e Paixão, exibida em 2018. À época, ele precisou ser afastado da trama após ser diagnosticado com uma infecção pulmonarReprodução/TV Globo

Tarcísio Meira e Tarcísio Meira Filho

O casal estava junto há quase 60 anosReprodução/Instagram

Tarcísio Meira e Glória Menezes receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus1

Um de seus papéis mais marcantes foi João, de Irmãos Coragem, em 1970. Na década seguinte, Renato Villar de Roda de Fogo também fez sucesso. Em 1988, estrelou um seriado com a mulher, que levava o nome do casal. Já em 1990, protagonizou Araponga, como Aristênio Catanduva.

Também se destacam Raul Pelegrini, de Pátria Minha (1994); Giuseppe Berdinazzi, de O Rei do Gado (1996); João Medeiros, de Um Anjo Caiu do Céu (2000); o Bóris, de O Beijo do Vampiro (2002); e o Tide, de Páginas da Vida (2006). Na TV, o papel mais recente foi o do Lorde Williamson, de Orgulho & Paixão (2018). Tarcísio também passou pelo cinema, tendo feito pelo menos 19 papéis nas telonas.

A trajetória justifica a avalanche de prêmios a que foi indicado ao longo da vida — incluindo o Troféu Imprensa e o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Foram pelo menos 15 prêmios como melhor ator – conquistados entre 1973 e 2021.

Vida pessoal

Tarcísio passou quase 60 anos de sua vida casado com Glória Menezes, com quem teve seu único filho, o também ator Tarcísio Filho. Ele também é padrasto de João Paulo e Maria Amélia, filhos que sua esposa teve no primeiro casamento. O casal de artistas era reconhecido por ter uma das uniões mais sólidos do meio artístico.

Glória também foi internada com a doença, mas seu quadro evoluiu com menos gravidade e ela não precisou ser intubada. Ela e marido chegaram a receber as duas doses da vacina que protege contra o coronavírus.conteudo patrocinado