CPF na nota faz com que seu score aumente de nível? Entenda

A pontuação do Serasa é uma pontuação amplamente utilizada por empresas e bancos que oferecem linhas de crédito. Nele, há uma avaliação da capacidade da pessoa de pagar sua dívida. Veja se o CPF na nota ajuda a aumentar sua pontuação.

Vale lembrar que muitos estados possuem programas que incentivam o consumidor a informar o CPF na nota. Assim, concorrem a prêmios e ajudam a administração pública a combater a sonegação fiscal. Por isso, tornou-se comum a pergunta sobre o CPF na nota ao pagar uma compra.

CPF na nota aumenta a pontuação?

Apesar da ideia até ter um certo senso, o CPF na nota não aumenta a pontuação. A própria Serasa já negou os rumores e informou que a quantidade de notas emitidas não afeta a pontuação, mas sim o nome limpo. Além disso, a atualização do cadastro também colabora.Portanto, lembre-se de sempre verificar se seu CPF não está negativo. É possível fazer a consulta no site da Serasa, gratuitamente. Além disso, quando você tirar qualquer dívida, faça as contas para ver se você pode ou não pagar a dívida. Os juros sobre alguns produtos, como cartões de crédito, muitas vezes são altos, dificultando a limpeza do nome.

Serasa: como consultar a pontuação

A pontuação pode ser consultada através do aplicativo do Serasa (Android e iOS) ou através do site. Em ambos os casos é necessário:

  • Tenha uma conta no Serasa. É possível criar um gratuitamente com seus dados pessoais;
  • Ter conta, informar o CPF e senha;
  • Ao entrar na plataforma, basta ir para a opção onde um gráfico aparece indicando um número. Essa é a sua pontuação.

Vale lembrar que a pontuação varia de 0 a 1.000, com diversos critérios sendo utilizados para determinar a pontuação, incluindo as dívidas pagas e o relacionamento com as empresas. Quanto mais perto dos 1.000, mais confiável é o consumidor.