Especialista realiza cirurgia inédita em hospital particular de São Luís

Uma boa notícia no tratamento do câncer no Maranhão. Ontem (7) foi realizada no UDI Hospital, da Rede D’Or, uma cirurgia curativa de ponta em paciente com tumor no abdômen com a técnica HIPEC, pela primeira vez feita em um hospital particular do Maranhão.

A cirurgia foi realizada pelo médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo (foto) e pelo cirurgião oncológico Osdemar Cassoli, ambos da Rede D’Or. Dr. Macedo é um dos mais renomados cirurgiões do aparelho digestivo no mundo e atua em São Paulo.

Denominada Citorredução com Hipec (Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica), a cirurgia é complexa e consiste na ressecção do tumor e aplicação de quimioterapia aquecida. É indicada para o tratamento curativo de alguns tipos de tumores que se disseminam pelo peritônio, dentro do abdômen. Tem alta taxa de eficácia.

MEDICINA DE PONTA

O diretor médico do hospital, Augusto César Passanezi, explica que o UDI Hospital, por fazer parte da Rede D’Or, tem à disposição os melhores médicos do país.

“O UDI Hospital pode trazer o melhor cirurgião do Brasil para operar aqui em São Luís, com os mesmos protocolos praticados no país inteiro. São dezenas de profissionais altamente qualificados envolvidos nos cuidados e em todo o processo. Quem ganha é o paciente”, assinala Passanezi.

EM TEMPO:

Dr. Macedo é reconhecido por ser uma autoridade em cirurgias gastrointestinais e também por ter operado o então candidato a presidente Jair Bolsonaro após a facada que este levou, na campanha eleitoral de 2018. O médico já tratou de diversos famosos, entre eles Roberto Carlos, Faustão e Hebe Camargo.