Companhias de cruzeiros suspendem operações de navios no Brasil

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou nesta segunda (3/1) a suspensão voluntária da operações de transatlânticos de turismo nos portos brasileiros até 21 de janeiro de 2022.

O objetivo da pausa é, segundo a companhia, buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre protocolos sanitários para mitigar os riscos de contágio por Covid-19 nas embarcações.

Recentemente, a Anvisa recomendou a suspensão das atividades em razão do crescimento veritiginoso de casos da doença nos navios. A explosão de infecções provocou a interrupção da operação de algumas embarcações.

Em nota, a Clia afirma ter iniciado tratativas urgentes com ministérios da Saúde, Turimos, Casa Civil e Infraestrutura para rediscutir as questões em relação a aplicação das normas e o novo cenário.

“Nas últimas semanas, as duas companhias de cruzeiros afetadas experimentaram uma série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros neste momento impraticável”, defende a entidade.

“Além disso, a incerteza operacional causou inconvenientes significativos para os hóspedes que contavam com suas férias no mar com rígidos protocolos de segurança”, completou.

Ainda conforme a Cruise Lines International Association, os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado.