Caxias, Balsas e Grajaú entre os municípios que mais desmataram o Cerrado no último ano

Os dez municípios que mais desmataram o Cerrado concentram 15% (1.278,66 km²) de toda a perda de vegetação no bioma entre agosto de 2020 e julho de 2021. Deles, nove estão no Matopiba. A região que compreende os Estados da Bahia, do Maranhão, do Piauí e de Tocantins bateu recorde e responde por 61,3% (5.227,32 km²) do total de 8.523,44 km² desmatados no período. Superou o ano de 2017, quando foi responsável por 61,1% da derrubada no Cerrado.

A análise de pesquisadores do IPAM tem como base a consolidação dos dados do Prodes, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que mapeia a supressão de vegetação nativa no Cerrado. A área desmatada em todo o bioma foi a maior desde 2015 e corresponde quase seis cidades de São Paulo.

Desmonte do Inpe para o Cerrado

Na quinta-feira (6/01), após anúncio da descontinuidade do monitoramento do bioma Cerrado pelo Inpe, cientistas mostraram preocupação. De acordo com o órgão, o recurso destinado à equipe responsável acabou ao final de 2021.

“O trabalho da equipe de monitoramento do Cerrado no Inpe é fundamental para que a gente conheça a realidade do que está ocorrendo no bioma, o quanto está ameaçado e o que ainda pode ser feito para controlar e evitar sua devastação. São dados oficiais e de referência que norteiam não só políticas públicas, mas também a atuação de outros setores da sociedade”, comenta Julia Shimbo, pesquisadora no IPAM e coordenadora científica da iniciativa MapBiomas.

Maior que o México, o Cerrado ocupa uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados e é o segundo maior bioma do Brasil. Como hotspot de biodiversidade, apresenta diferentes tipos de vegetação nativa. É a savana mais biodiversa do mundo e está sob elevado grau de ameaça. Quase metade já foi desmatada: 54,5% de seu território ainda é coberto por vegetação nativa, sendo que 44% se encontra justamente no Matopiba.

https://johncutrim.com.br/