O que se comemora hoje terça (25/01)

MEMÓRIA | CRIAÇÃO DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS NO BRASIL (1663)

25 JAN 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca NacionalCorreiosPatrimônio MundialSecult

Já imaginou como era a comunicação, troca de mensagens e envio de correspondências no século XVI? Certamente, era bem diferente dos meios que temos em nossas mãos, ao toque de nossos dedos, nos dias de hoje. Comunicar-se com quem não estava no mesmo espaço físico era exigente, demorado e um tanto exclusivo. No século XVI, no contexto das grandes navegações, das rotas comerciais marítimas, as práticas mercantilistas estavam instauradas, na Europa, sobretudo, na Coroa Portuguesa.

As ações políticas, mercantis e pessoais demandavam pessoas de confiança para garantirem a entregadas correspondências de forma confiável.Alguns vassalos ficaram responsáveis por tal tarefa, pode-se dizer, os primeiros carteiros. Ainda no século XV, em 1520, o rei de Portugal, Dom Manoel I criou o Ofício de Correio-mor, que pertenceu a família Gomes da Mata. Os Gomes da Mata conquistaram o Ofício de Correio-mor marítimo e prestaram serviço à vários grupos diferentes.

A criação do Correio-mor e a vinda do serviço para o Brasil configurou a criação dos Correios. Com divergência nas datas, a criação dos Correios é atribuída à 25 de janeiro de 1663, em decorrência da nomeação de João Cavaleiro Cardoso como assistente do Correio-mor do Rio de Janeiro. Ao longo do tempo e da expansão comercial mais assistentes foram nomeados e encarregados de trazer as comunicações da Europa para o Brasil.

Ainda em 25 de janeiro é comemorado o dia do carteiro, profissional fundamental e que por muitas vezes, é o rosto da empresa para a sociedade. A imagem em destaque, “Sede dos Correios e Telégrafos: D. Geral. Rua 1º de Março” faz parte do álbum “Photographias D. Federal”, com imagens da então capital, Rio de Janeiro, registrada na segunda década do século XX. Acesse.

O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro.

Desde a antiguidade, as pessoas mais poderosas usaram mensageiros a fim de comunicar com aqueles que estavam distantes. No entanto, somente com a popularização da alfabetização e da correspondência surgiu a profissão de carteiro.

Hoje, as mensagens eletrônicas acabam suprindo grande parte das cartas convencionais. Apesar disso, o trabalho do carteiro continua sendo indispensável na nossa sociedade.

Origem da comemoração

O Dia do Carteiro é celebrado nesta data porque no dia 25 de janeiro de 1663 foi criado o cargo de Correio-mor da Monarquia Portuguesa no Brasil.

Luiz Gomes da Matta comprou do rei Felipe II o cargo de Correio-mor me 1606. Assim, era de sua responsabilidade todas as mensagens escritas emitidas pela Corte.

Mais tarde, em 25 de janeiro de 1663, seu neto seria nomeado o primeiro Correio-mor do Mar e teria a incumbência de cuidar da troca de correspondências entre as colônias e a Corte portuguesa.

Os mensageiros seriam de fundamental importância na história do Brasil. Basta lembrar que foi um “carteiro”, Paulo Bregaro, que entregou as correspondências que acabaram decidindo a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.

Paulo Bregaro, por esse motivo, tornou-se o patrono do Correios.

O serviço regular de entregas de cartas e mercadorias, porém, só foi estabelecido no Brasil em 1835.

Atualmente, são mais de 56 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e 10% deste contingente é formado por mulheres.

Fonte: Calendar

Aniversário de São Paulo: conheça a história por trás da data

Neste dia 25, a cidade completa 468 anos; entenda a escolha que celebra a fundação da capital paulista.

O aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro. Isso porque nesta data, em 1554, a cidade foi fundada. Em janeiro desse ano, os padres jesuítas Manoel da Nóbrega, José de Anchieta e Manuel de Paiva estabeleceram a companhia no Pateo do Collegio a fim de catequizar a população indígena da região. Hoje, a data é um dos feriados municipais da capital.

Em 25 de janeiro de 1554, o padre Manuel de Paiva celebrou no local a primeira missa de São Paulo. De acordo com a  igreja católica, o apóstolo Paulo teria se convertido ao cristianismo neste dia. Por isso, a data foi escolhida para marcar a instalação dos jesuítas na cidade. Também se deve a este fato que a cidade tenha sido batizada com o nome de São Paulo.

A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras brasileiras pelos portugueses, a partir do século XVI. Nessa época, o grupo de padres da Companhia de Jesus, escalaram a serra do mar com a intenção de construir o colégio católico.

Veja também: Por que São Paulo tem esse nome?

O padre José de Anchieta, em carta à Companhia de Jesus, explicou as razões da escolha do nome e da data:A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo. Por isso, a ele dedicamos nossa casa!

Veja também: 5 lugares históricos no centro de São Paulo

Em 2021, o aniversário de São Paulo não terá o tradicional Bolo do Bexiga. Por conta da pandemia de Covid-19, e para evitar aglomerações, o bolo será virtual. A organização do evento está reunindo vídeos de 467 pessoas para a celebração online.

Foto de capa: Leandro Neumann Ciuffo/Wikipedia