Cerca de 69 mil adultos se declararam homossexuais ou bissexuais no Maranhão, diz IBGE

Cerca de 69 mil adultos se declararam homossexuais ou bissexuais no Maranhão, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – 2019, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (25).

O IBGE aponta que a população adulta, maior de 18 anos, no Maranhão era de 4.850 milhões de pessoas em 2019, sendo que 94,1% se declararam heterossexuais (4.562 milhões) e 1,4% se declararam homossexuais ou bissexuais (69 mil).

A pesquisa destaca também que, no Estado, 219 mil pessoas não quiseram responder ou não sabiam sua orientação sexual, o que corresponde a 4,5% da população adulta pesquisada.

Essa foi a primeira vez que o IBGE coletou dados sobre a orientação sexual da população brasileira. As informações foram divulgadas em caráter experimental, pois ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia. Até então, a estatística disponível sobre a temática LGBTQIA+ no Instituto era a de casais do mesmo sexo.

Metodologia
Os dados sobre orientação sexual foram coletados, em 2019, no módulo da PNS que investigou a atividade sexual, destinado aos moradores de 18 anos ou mais. Seguindo a metodologia da pesquisa, o entrevistado foi selecionado aleatoriamente, dentre os moradores do domicílio no momento da entrevista, para responder sobre sua orientação sexual.

Ele respondeu à pergunta “Qual é sua orientação sexual?” e teve as seguintes opções de resposta: heterossexual; homossexual; bissexual; outra orientação sexual; não sabe; e recusou-se a responder. Ciente de que esse tema é sensível, o IBGE buscou assegurar, durante a entrevista, a privacidade para que o informante pudesse responder à pergunta, sendo inclusive oferecido que ele mesmo preenchesse a resposta no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), utilizado pelos entrevistadores para o registro das informações.

https://centraldenoticias.radio.br/