Conheça a origem da canção Cálix Bento de Tavinho Moura, que faz parte da história Porteirinhense.

Tavinho Moura conta como foi compor Cálix Bento.

“Oh Deus, salve o Oratório
Oh Deus, salve o Oratório
Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus
Onde Deus fez a morada, oiá

Onde mora o Cálix Bento
Onde mora o Cálix Bento
E a Hóstia Consagrada, oiá, meu Deus
E a Hóstia Consagrada, oiá…”

Vamos conhecer um pouco da história dessa canção?

O hino “Cálix Bento” é uma adaptação Brasileira ligada a tradição musical das Folias de Reis, de origem portuguesa e está ligada ao culto católico de Natal e Santos Reis. Na tradição brasileira, graças ao sincretismo religioso, as Folias são comemoradas por grupos que visitam as casas tocando músicas alegres em louvor ao “Santos Reis”. Estes festejos vão do final do mês de dezembro até o dia 06 de janeiro do ano seguinte, dia de Reis no Brasil. Cada grupo é composto por cantores, músicos, palhaços e figuras folclóricas devidamente caracterizadas, conforme lendas, tradições e costumes locais.

A tradição manda que um integrante do grupo visite as casas portando um estandarte e pedindo permissão para a entrada do grupo. A festa se completa com a oferta, pela família visitada, de guloseimas, quitutes e pratos típicos aos integrantes do grupo de cantores e músicos. A adaptação da música é do cantor compositor mineiro Tavinho Moura. Composta à época em Porteirinha no Norte de Minas Gerais, hoje a região em que a canção foi escrita faz parte da cidade de Serranópolis de Minas. Tavinho Moura é um dos integrantes do famoso Clube da Esquina, e compôs a canção juntamente com Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Milton Nascimento, dentre outros. Além de “Cálix Bento”, Tavinho Moura desenvolveu outros temas folclóricos, tais como: “Peixinhos do Mar” (adaptação de uma canção de marujada), “Dona Mariana”, “Meu Semblante É Teu Sentido”, “Rio Abaixo” e “Suíte do Quelemeu”, entre outras. Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Sérgio Reis, Beto Guedes, Almir Sater, Boca Livre, Simone, Zizi Possi, Pena Branca e Xavantinho , 14 Bis e Milton Nascimento.

Em Porteirinha a festividade de Santos Reis é centenária, e é realizada tradicionalmente no período de 28 de Dezembro à 06 de Janeiro, convidamos você para conhece-la. Vale a pena!

Durante a participação especial no “Então Foi Assim”, Ruy Godinho apresenta os bastidores da criação musical brasileira, Tavinho Moura conta como foi compor Calix Bento, ouça agora dando play no podcast abaixo: