A ABENÇOADA TRAJETÓRIA DE JOSÉ SARNEY – J J. Pereira

Há 93 anos os verdes campos de Pinheiro presenteava ao Maranhão e ao Brasil um líder iluminado, inteligente, leal e devotado ao soerguimento do nosso Estado e do nosso País, sempre com a macrovisão do futuro.

Este homem é José Sarney. Portador de uma história inapagável em todas as vertentes de de sua brilhante trajetória.

Sarney palmilhou sobre espinhos e pedras pontiagudas, mas teve com maior intensidade o perfume e o colorido das rosas rubras das vitórias.

Como deputado federal aos 26 anos de idade, provocava silêncio no velho Plenário do Rio Janeiro, com a sua oratória eletrizante, onde mostrava a crucial realidade do Maranhão e apontava os caminhos para transpor obstáculos.

Aos 35 anos José Sarney chega ao Palácio dos Leões conduzindo sobre seus ombros o estandarte da liberdade, no coração o amor, e na cabaça um cérebro abençoado cheios de ideias sadias para tirar o Maranhão do atraso e avançar na estrada do desenvolvimento.

Ousado e determinado, José Sarney fez a Ponte sobre o rio Anil que traz o seu nome, ligando o Centro Histórico de São Luis a toda a região praiana da ilha mais bela do mundo.

Fez o Porto do Itaqui, abrindo as portas do Maranhão para os horizontes sem fins da Esperança.

Implantou a Univerdade Federal do Maranhão-UFMA e a Universidade Estadual, do Maranhão-UEMA, inaugurou cinquenta e quatro Ginásios Bandeirantes, quando em todo o Maranhão só existia apenas um, o “Liceu Maranhense”, instalou a Televisão Educativa, já se antecipando aos tempos mais modernos com o ensino à distância.

Fez a barragem do Bacanga interligando o nosso Centro Histórico a todo o eixo Itaqui-Bacanga, o que se transformou na grande alavanca para o progresso daquele região, até então isolada e desprezada.

Trouxe para a São Luis as primeiras quinhentas e vinte casas populares distribuídas entre os bairros: São Francisco, Cohab e Maranhão Novo.

Fez a estrada São Luis-Teresina e contribuiu para que outras BRs cortassem o Maranhão de Norte a Sul e Leste a Oeste.

No campo da Segurança Pública extinguiu o coronelismo, expulsou o cangaço e as carabinas, acendendo a chama de uma Nova Ordem Política e Social para todos os maranhenses.

No campo da Literatura, o nosso José Sarney chegou com a galhardia dos grandes vultos da Arte Literária brasileira, chegando à Academia Maranhense de Letras e à sagrada Casa de Machado de Assis (Academia Brasileira de Letras), nos orgulhanando também com suas obras traduzidas em diversos idioma do mundo.

Feliz aniversário, meu ídolo, meu amigo e meu eterno presidente.

J. J. Pereira – jornalista DRTMA 00613JP é curto e grosso