AO VIVO
RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! • RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! •
A+ A-
OK FM
Casa de taipa de dois andares no interior do MA viraliza na internet

Casa de taipa de dois andares no interior do MA viraliza na internet

Uma casa construída com antiga técnica, chamada taipa de mão, tem atraído bastante atenção na internet e no interior do Maranhão. Apesar da construção ser bem simples, não se trata de uma casa de taipa comum: ela possui dois andares. A reportagem

Autor: Valdir Rios | Esse o POVO não esquece | 19/09/2019 00:06 | 751 visualizações
Ouca a materia
Uma casa construída com antiga técnica, chamada taipa de mão, tem atraído bastante atenção na internet e no interior do Maranhão. Apesar da construção ser bem simples, não se trata de uma casa de taipa comum: ela possui dois andares. A reportagem da TV Mirante apurou que a estrutura está localizada no povoado Cocal, a 60 quilômetros da sede do no município de Alto Alegre do Pindaré (MA).
A estrutura é montada com madeira e barro, técnica de origem africana bastante utilizada no interior do estado, principalmente pelas famílias de baixa renda porque sai bem mais em conta do que uma construção de tijolos. A ‘duplex de taipa’, chamada na região, foi construída por Luís Carlos Carvallho, de 42 anos, dono do imóvel, que fez questão de mostrar a residência por fora e por dentro. Ele disse aprendeu a fazer a casa de taipa com o pai dele, mas desta vez fez diferente. O caso ganhou repercussão nas redes sociais. Muita gente que passa pelo local tira fotos e faz muitos elogios ao Luís Carlos. Geralmente, casa de taipa não é uma estrutura forte, mas o construtor teve o cuidado de fincar em cada um dos quatro cantos uma única coluna de madeira que vai do solo ao teto, cada uma delas com mais de 1 metros para dentro do chão. Teto é feito de piquizeiro, que é resistente ao cupim, bem como a sacada construída no piso superior. Na casa moram três pessoas, Luís e os dois filhos. Em baixo funciona a oficina dele mais o quarto e cozinha, em cima, o quatro dos meninos. Telhas de amianto foram compradas na cidade. Ele lembra que o valor foi R$ 210, 00 somando o que ele pagou para um amigo trazer a madeira do mato, o total ficou na faixa de R$ 500,00.
A mão de obra foi feita por ele e amigos, estes que não cansam de admirar a obra a criatividade do vizinho. “Coisa de Deus! Deus acompanha ele e dá orientação para ele fazer as coisas que ele quer. É uma pessoa inteligente!”, relata o lavrador José Raimundo Pereira.
Recomendados
 

PUBLICIDADE

Ultimas Noticias