AO VIVO
RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! • RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! •
A+ A-
OK FM
O comentário: Pix e cloroquina na era das fake news: manipulação e desinformação

O comentário: Pix e cloroquina na era das fake news: manipulação e desinformação

POR RICARDO MARQUES  O desastre do PIX não pode ser atribuído apenas à suposta falha de comunicação do governo. O problema também está nas redes sociais – um território sem lei, onde prevalece o vale-tudo e políticos inescrupul

Autor: Valdir Rios | Esse o POVO não esquece | 16/01/2025 13:42 | 90 visualizações
Ouca a materia

POR RICARDO MARQUES 

O desastre do PIX não pode ser atribuído apenas à suposta falha de comunicação do governo. O problema também está nas redes sociais – um território sem lei, onde prevalece o vale-tudo e políticos inescrupulosos mentem a torto e a direito. 

Milhões de pessoas, sobretudo trabalhadores simples, ficaram em pânico diante de uma onda de fake news sobre o PIX. Acuado, o governo revogou a medida de fiscalização vigente desde o início do mês, e anunciou que acionará judicialmente os responsáveis. O que se viu foi gravíssimo: um ataque ao sistema tributário do país, com potencial para gerar consequências graves – como no caso da cloroquina, lembram?

Divulgada como eficaz contra a Covid-19, essa mentira fez muitos recusarem a vacina, causando milhares de mortes. Na época, a fake news tinha até respaldo de um estudo científico publicado em uma renomada revista europeia, mas o trabalho era preliminar, com apenas 42 pacientes. Mesmo assim, médicos adotaram o tratamento, e políticos como Donald Trump e Jair Bolsonaro propagaram a ideia como se fosse a cura milagrosa da Covid-19, desmerecendo a gravidade da pandemia.

Depois, um estudo com 30 mil pessoas confirmou que o tratamento era ineficaz. A comunidade médica abandonou a prática, mas o estrago estava feito. O estudo do infectologista francês Didier Raoult foi usado para minimizar a Covid-19 e desviar a atenção da vacinação e da prevenção. Por causa disso, hoje ele está proibido de exercer a medicina. Mas até hoje tem gente que acredita que a cloroquina tem efeito contra a Covid.

Agora, os mesmos políticos que usaram a cloroquina exploraram o PIX, espalhando medo e desinformação para manipular a opinião pública. É difícil conter a mentira. Como disse Mark Twain: “É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que foram enganadas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Enquete

Eleições 2026: Em quem você vota para o Governo do Maranhão?

Ultimas Noticias