AO VIVO
RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! • RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! •
A+ A-
OK FM
30 de março, há cinco anos - CARVALHO TOMBOU PARA O ALTO...

30 de março, há cinco anos - CARVALHO TOMBOU PARA O ALTO...

Fonte: EDMILSON SANCHES | Autor: Valdir Rios | Esse o POVO não esquece | 30/03/2026 21:27 | 193 visualizações
Ouca a materia

 

“Cultuo a vida”
(Carvalho Junior)

*

Foto: Carvalho Jr., Edmilson Sanches e Ezíquio Neto.

*

Daqui do Rio de Janeiro, neste 30 de março de 2026, a lembrança do Conterrâneo e Amigo que há cinco anos mudou de Vida. A seguir, o texto que escrevi em Fortaleza, logo após saber do falecimento do grande poeta, em 30 de março de 2021.

*

Enquanto o escritor Carvalho Junior lutava pela sobrevivência, eu ficava pensando no que pensavam suas duas maiores obras  --  as filhas --  e a esposa, Joseneyde. Sem querer, mas sem controlar, me lembrava de minha mãe doente, entubada, e de como seríamos nós seus filhos sem ela, a grande mãe, a grande fieira, o grande cambo que nos unia a todos. (Aliás, a palavra “Cambo” é título de um livro que estou escrevendo e Carvalho Junior por “n” vezes me dizia do quanto gostava desse título e brincava: “ – Se você não escrever esse livro, escrevo um com esse nome...”.

Não há como esquecer as conversas ao telefone por horas e horas seguidas, o sem-número de áudios e as mensagens, as dúvidas e perguntas que me fazia o Carvalho Junior sobre algum aspecto da Língua Portuguesa, da Literatura e da História caxiense.

A gente fica pensando no quanto de orações, “energias”, mensagens, poemas, imagens foram feitos, enviados, trocados, todos torcendo pela recuperação do grande jovem poeta. Nas solenidades  --  controladas, desaglomeradas... --  dos dez anos da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão, a Asleama, de 15 a 19 de março deste 2021, quantas vezes antes e/ou depois de pronunciamentos eu e outros colegas acadêmicos nos manifestamos com uma fala sobre o Carvalho Junior e pedidos e endereçamentos de minutos de silêncio e contrição, energia e oração em prol do Carvalho...

Em janeiro último, Carvalho Junior, Eziquio Barros Neto e eu  vencemos a tarde e a noite em uma mesa frente ao Excelsior Hotel, em Caxias (neste momento estou em Fortaleza – CE), e, entre goles de um líquido ouro, partilhamos sonhos áureos para Caxias, para o futuro da cidade, para um possível reconhecimento da grandeza de seus valores de ontem e de agora... (Aliás, era nesse Hotel, mas, também frequentemente, no menor bar do mundo, o Fiapu, do amigo Paulo Sérgio Assunção, praticamente em frente à Igreja Matriz, que Carvalho, Ezíquio e eu nos reuníamos, “lavando o peritônio” e remoçando sonhos que poderiam envelhecer de tão sonhados que são...).

Jovem, 35 anos, não fumante, forte... Nós, que não sabemos nada, nos perguntamos: Como pode ter ido o Carvalho Junior, assim? 

30 de março de 2021...

Caxias, o Maranhão e o Brasil não só perdem o Carvalho professor, gestor escolar, ativista cultural, sonhador por uma Caxias melhor  --  perde também provavelmente seu mais consistente e promissor poeta das últimas décadas. Ele me falava de um novo livro em preparo, além de outros já prontos, inclusive um livro infantil, para o qual me pediu um prefácio, em versos.

Joseneyde e as meninas não deixarão que essas obras se enterrem com seu Autor. Ante tantos dias de luto, dor, tristeza, saudade, publicar os inéditos de Carvalho Junior é uma forma de o escritor ressuscitar em palavras e dar-lhe a parição de mais filhos  --  de celulose e tinta, que também cuidarão de eternizar o pai-Autor.

Não é fácil desviver... Aliás, nós, os Morituros, de verdade nem intuímos isso de verdade. Parece que o fato de se estar vivo provoca a ilusão de que se seja eterno em carne e osso. Mas  -- já o disse --  não somos eternos; somos apenas enfermos  --  enfermos de vida.

Carvalho Junior foi à frente, para desvendar o maior dos mistérios poéticos  --  a Criação (“poesia”, em grego).

Carvalho resistiu o quanto pôde. 

E quando tombou, tombou para o Alto.

Descansa, Grande Poeta.

Carvalho Junior:

Conterrâneo  – de Caxias;

Colega  -- de Magistério, Educação, Literatura;

Parceiro  --  de ideais;

Confrade  --  de Academias;

Amigo  --  de sempre.

*

(ESCRITO E PUBLICADO EM FORTALEZA – CE, 30 DE MARÇO DE 2021)

*

Aqui, o prefácio para o livro infantil (inédito) escrito pelo Carvalho Junior:

CHIQUINHO SAPATINHO
(para o livro “A Volta do Sapatinho de Ploc”, de Carvalho Junior)

*

Tem pai. Tem mãe. Tem irmãos. Tem, claro, amigos.
Se briga, se zanga, se se irrita, o que faz?
 -- Uns biquinhos.

Além do topete, da pose e a teimosia,
sim, ele, um menino, levado, o que traz?
 -- Sapatinhos...

...que cheiram a festa e, nham!,  goma de mascar
-- bola (ploc!) que estoura gostoso no ar.

Estoura também bolha-tempo, e o guri cresce
-- pois Peter Pan é (de) outra história:
 -- um tiquinho

de gente que voa, voa. Nosso menino, não:
tem pés no  chão. Vira pai. É clara sua glória.
 -- É, Chiquinho...

O Chiquinho  --  feito gente feita de letras
 ...e carinho
para quem sabe ler e imaginar   --  ao menos
 -- um pouquinho.

(EDMILSON SANCHES)

*

REPERCUSSÃO

----- “Que belas palavras!! Você o descreveu tão perfeito que ao ler suas palavras tive a sensação de que escrevia olhando para ele” (RENATA SANTOS FERREIRA, professora. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “Uma grande perda para nossa literatura, caro confrade. Nosso amigo Carvalho estava no ápice de sua produção intelectual. Resta-nos as boas lembranças e a saudade. O legado permanece para sempre.” (HUMBERTO BARCELOS, professor, escritor, gestor de marketing; da Academia Imperatrizense de Letras. Imperatriz – MA, 30/03/2021)

----- “Uma tristeza... um grande amigo e irmão... uma tristeza...” (ANTÔNIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA, mestre em História/UFPE; professor, escritor; do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM. São Luís – MA, 30/03/2021)

----- “Caro Sanches, sempre me encanto com suas bonitas palavras!! Hoje, minha alma está chorando, mesmo sem conhecer o jovem senhor que partiu para a eternidade 🙏 Meus sinceros sentimentos. LINDALVA BASTOS LOPES. Imperatriz – MA, 30/03/2021)

----- “Que bom que existe pessoas como você, que valoriza os amigos. // Muito jovem o seu amigo, poeta, professor e papai de duas lindas meninas. Descanse em paz, e lá do alto continue cuidando do seu maior tesouro: "Família".” (MARIA DO SOCORRO DIAS MOURA, graduada em Pedagogia; servidora pública federal. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “Nossos sentimentos!” (PAULO HELDER, advogado, ex-procurador da Prefeitura de São Luís. São Luís – MA, 30/03/2021)

----- “Muito triste. Meus pêsames.” (HAROLDO SABOIA, graduado em Direto/UnB e em Economia/Universidade de Paris I, França. Jornalista. Vereador. Ex-deputado federal. São Luís – MA, 30/03/2021)

----- “Ser humano espetacular. Muito triste.” (MARIO LUNA FILHO, médico, poeta, contista, ensaísta. São Luís – MA, 30/03/2021)

----- “Perdemos um bom poeta. Perdeu a literatura maranhense.” (Wilson Martins, artes gráficas e cênicas. São Luís – MA, 30/03/2021)

----- “Bela Homenagem!!! Você sempre descrevendo muito bem os seus sentimentos e nos emocionando.... // Até logo ao jovem Poeta! Grande perda!🥺💐” (Kelen Oliveira, caxiense, professora; graduada em Pedagogia. São Paulo – SP, 30/03/2021)

----- “Ah que pena! Lamento a sua perda, Edmilson Sanches. Vocês eram muito próximos. Não tive a honra de conhecer pessoalmente o poeta, mas li algumas de suas produções. Muito talento, uma perda para Caxias.” (LUÍSA VAZ, Licenciada em Letras e Ciências Religiosas. Revisora (artigos, monografias, dissertações, teses, livros...). Ambientalista. Fortaleza – CE, 30/03/2021)

----- “Que pena, meu Deus! Que pena!😪😪” (Luciana Bezerra, empresária de Turismo. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “DEUS o levou para a Morada Celeste... Descanse em Paz, Poeta!” (SILVÉRIAMARIA DA SILVA VIEIRA, graduada/CESC-UEMA. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “Uma bela homenagem ,onde sentimos um verdadeiro laço de amizade. // Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares.” (FLOR DE LIS SILVA, graduada/UEMA e FAI. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “Lamentável perda para a poesia e para a vida... Maldito e inclemente vírus invisível!... // Meus sentidos pêsames!!” (Chico Senna, graduado em Direito/UNIFACEMA e Letras/UEMA; servidor público municipal. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “Descanse em paz, professor.” (FRANCISCA RIBEIRO, Timon – MA, 30/03/2021)

----- “Vou insistir em perguntar sempre... Somos tão órfãos de "novos tudo"? Qual o motivo de deixar essa terra de poetas na ausência desse??? // Tive a honra e o prazer de degustar um pouco desse dia registrado na foto, de onde ouvi ele falar da legitimidade que acompanha a minha pessoa... Que descanse em paz 🙏🏽” (CONSTANTINO FERREIRA CASTRO NETO – TINO. Economista/UNICEUMA; empresário; desportista. Caxias – MA, 30/03/2021)

----- “Magnífica sua descrição! O poeta se foi em carne, mas seu legado ficou eternizado e será sempre lembrado quando pensarmos em poesia. // Que tenha o descanso no paraíso celestial poeta!” (DIAH OLIVEIRA, graduada/UEMA; ex-servidora pública municipal e estadual. Caxias – MA, 31/03/2021)

----- “Meu Deus ! Lamentável !😪” (MARIA DA PROVIDENCIA SILVA. Rio de Janeiro – RJ, 1º/04/2021)

*

EDMILSON SANCHES 
*
CURSOS - PALESTRAS – CONSULTORIA
Administração – Biografias - Comunicação - Desenvolvimento - História – Literatura - Motivação
ENTRE EM CONTATO: edmilsonsanches@uol.com.br

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Enquete

Eleições 2026: Em quem você vota para o Governo do Maranhão?

Ultimas Noticias