AO VIVO
RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! • RÁDIO OK FM 93,7 - Caxias/MA • Tá na Ok!.. tá com tudo. • Sintonize: 93,7 FM • WhatsApp: (99) 98812-1474 • A melhor programação é aqui! •
A+ A-
OK FM
Professor e jornalista Euclides Moreira Neto é eleito para Academia Cururupuense de Letras

Professor e jornalista Euclides Moreira Neto é eleito para Academia Cururupuense de Letras

Docente da UFMA há mais de 40 anos, pesquisador e gestor cultural, Euclides passa a integrar a ACL após escolha unânime dos membros.

Autor: Valdir Rios | Esse o POVO não esquece | 29/04/2026 17:37 | 4 visualizações
Ouca a materia

Na Mira

 
 
Professor da UFMA e jornalista profissional, o pesquisador e escritor Euclides Moreira Neto é eleito por unanimidade para integrar a Academia Cururupuense de Letras.
Professor da UFMA e jornalista profissional, o pesquisador e escritor Euclides Moreira Neto é eleito por unanimidade para integrar a Academia Cururupuense de Letras. (Divulgação/UFMA)

CURURUPU - O professor universitário e jornalista Euclides Moreira Neto foi eleito por unanimidade para integrar a Academia Cururupuense de Letras (ACL). A decisão foi tomada durante reunião realizada na última terça-feira (28) e comunicada pelo médico e acadêmico Natalino Salgado, membro fundador da entidade.

Com mais de quatro décadas dedicadas à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Euclides construiu uma carreira marcada pela atuação no ensino, na pesquisa e na gestão cultural. Doutor em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), ele também se destacou em diferentes áreas das expressões artísticas, com ênfase no audiovisual.

Ao longo da trajetória, ocupou cargos importantes na universidade, como diretor do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) e da Rádio Universidade, contribuindo diretamente para a difusão cultural no estado.

Atuação na gestão pública

Além da carreira acadêmica, Euclides Moreira Neto também teve papel relevante na gestão pública. Entre 2009 e 2012, presidiu a Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de São Luís, período em que esteve à frente de iniciativas voltadas ao fortalecimento da cena cultural local.

Pelo conjunto de sua atuação, recebeu do Governo do Maranhão o título de Comendador, em reconhecimento aos serviços prestados à cultura maranhense.

Produção literária e posse

Autor de mais de 20 obras, especialmente voltadas à cultura, Euclides agora passa a integrar oficialmente o quadro da Academia Cururupuense de Letras, reforçando sua ligação com a produção intelectual do estado.

A data da posse ainda será definida pelo presidente da ACL, Paulo Silvestre Avelar Silva.

PUBLICIDADE

Ultimas Noticias