Wbson Carvalho: HOJE 195 anos da nossa Adesão à Independência do BRASIL.

Após a nossa Independência em 1822, o Maranhão não aderiu às forças independentes. O imenso tráfego marítimo com a metrópole, justificado pela maior proximidade com a Europa, fazia de São Luís uma região conservadora e avessa aos comandos vindo do Rio de Janeiro. Foi a junta Governativa da Capital, São Luís, que partiu a iniciativa da repressão ao movimento da Independência do Piauí.
A junta ainda controlava a região produtora do Vale do Itapecuru, onde o principal centro era a Vila de Caxias. Foi em Caxias o local escolhido pelo Major Fidié para se fortificar após a derrota definitiva em Jenipapo(Piauí).
Fidié se rende com discrição às tropas independentes em 31 de julho de 1823, e as tropas independentes entram vitoriosa em CAXIAS, último reduto português, no dia 1° de agosto, findando assim as lutas portuguesas contrarias à independência do BRASIL.
Já em São Luis a capital da província e o tradicional reduto português, finalmente é bloqueada pelo mar e ameaçada de bombardeio pela esquadra do Lord Cochrane( diz que só tinha um navio) e foi obrigada a se render, aderindo à nossa Independência em 28 de julho de 1823. HOJE 195 anos da nossa Adesão à Independência do BRASIL.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here