HOJE 29 de Março – Atividades Para O Primeiro Voo No Rio De Janeiro De Um Balão Dirigível

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível, vamos lá?

Atividades para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível – 29 de Março

Em 29 de março de 1882, ocorreu o primeiro voo de um balão dirigível no Rio de Janeiro, o “Le Victoria”, criado pelo paraense Júlio Cezar Ribeiro de Souza (1843-1887), inventor reconhecido como pioneiro no desenvolvimento da dirigibilidade aérea. Um ano antes, Ribeiro de Souza foi para Paris, subsidiado pelo governo do Pará, para construir o balão que ele batizou de “Le Victoria” em homenagem à sua mulher, Victoria Filomena do Vale. Patenteou a invenção em dez países. No final do ano, o balão ficou pronto: tinha 10 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro na proa. Nos dias 8 e 12 de novembro de 1881, o invento foi testado com sucesso diante da imprensa francesa. No Brasil, foram feitas demonstrações no Pará, em 25 de dezembro de 1881, e no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1882, sendo que nesta última o balão sofreu um rombo, ficando seriamente avariado. Ribeiro de Souza construiu um segundo balão, com 52 metros de comprimento e 10,4 metros no maior diâmetro, batizado de “Santa Maria de Belém”.

O que é o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível?

No dia 29 de março comemora-se o primeiro voo de balão dirigível no Rio de Janeiro. Isso aconteceu no ano de 1882 e é uma excelente data para trabalhar fatos históricos com os alunos e ainda estimular a criatividade. Assim, com uma atividade lúdica os alunos aprenderão mais sobre o conteúdo proposto.

Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando. Disciplinas como português, história e artes podem se beneficiar desta atividade.

Atividades introdutórias sobre o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível – 29 de Março

Para a oficina de ideias o professor deverá trazer para sala de aula um cartaz com o título “Balão dirigível” e diversas revistas. Os alunos serão estimulados a falarem tudo o que sabe e tudo o que gostariam de saber sobre o tema. Posteriormente, os alunos serão convidados a recortarem das revistas imagens e palavras que se relacionem com o balão dirigível.

Cada aluno poderá colar os seus recortes no cartaz trazido pelo professor. No final os alunos já estarão imersos na temática sobre o “Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível” desta atividade e o cartaz poderá ser colado no mural da sala como estímulo para o desenvolvimento das outras etapas desta atividade.

Atividade de Leitura para o Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível

No laboratório de informática, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre o tema balão dirigível. Cada aluno deverá anotar as informações que encontrou e a fonte pesquisada. O professor de informática poderá auxiliar no processo de pesquisa. Sugerimos os seguintes subtópicos para a atividade de leitura:

  • O que é um balão dirigível
  • A história do Le Victoria
  • Como fazer um mini balão dirigível