Pela primeira vez, coração de porco é transplantado para ser humano

Em um procedimento médico inédito, divulgado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland (Estados Unidos) na segunda-feira (10), uma equipe de cirurgiões conseguiu transplantar com êxito o coração de um porco geneticamente modificado para o peito de um homem de 57 anos com doença cardíaca grave. O procedimento representa uma esperança para milhares de pacientes à espera de um transplante.

A cirurgia de oito horas que transplantou com sucesso, pela primeira vez, um coração de porco em um ser humano foi realizada, segundo os médicos da universidade, na sexta-feira (7). Falando sobre o coração recém-implantado, o diretor do Centro Médico da Universidade de Maryland, Bartley Griffith, afirmou: “Ele cria o pulso, cria a pressão, é o coração dele”. Ressaltou, porém, que “não sabemos o que o amanhã nos trará. Isso nunca foi feito antes.”

Quanto ao paciente, David Bennett, ele não tinha alternativas, a não ser apostar no novo tratamento. Após esgotados todos os procedimentos possíveis, não havia mais tempo para o paciente se qualificar para receber um coração humano. “Era morrer ou fazer esse transplante” teria afirmado Bennett antes da cirurgia, segundo funcionários do hospital. E concluiu: “Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha.”

Dr. Griffith e David Bennett após a cirurgia. (Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland/Divulgação)

Dr. Griffith e David Bennett após a cirurgia. (Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland/Divulgação)Fonte:  Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland