O que se comemora hoje. segunda (24/1)

Couple walking --- Image by © HBSS/Corbis

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro.

24.01.2020

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro.

O nosso respeito e gratidão a todos aqueles servidores que enfrentaram batalhas em suas profissões, setores e ocupações por anos. Parabéns a todos os aposentados pelo Dia Nacional dos Aposentados!

Neste 24 de janeiro, dia de celebração do dia Nacional do Aposentado, deixamos este pequeno pensamento que simboliza bem o sentimento de dever cumprido: Com estudo, dedicação e empenho cumpriu teu objetivo para com a sociedade campineira, ajudou a solucionar e melhorar a vida das pessoas ao longo da sua carreira de servidor público. Compreendeu que aposentadoria é uma conquista após tanto tempo dedicado a vida trabalhando.

Agora, é momento de cuidarmos mais de nossa saúde, para estarmos mais presente ao lado da família, para estreitarmos laços de amizade que o tempo inviabilizou, para viajarmos e conhecermos lugares antes inimagináveis e para seguirmos vivendo de forma desacelerada e, assim, realizarmos aquilo que tivermos vontade. Em nossa conduta, como aposentados, é fundamental sermos gratos por conquistas e benefícios recebidos ao longo da nossa vida.

A escritora goiana Cora Coralina, citou em tom elogioso o sentido desse momento na vida das pessoas: “Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos, esclarecer aos jovens suas posições e mostrar-lhes as verdades que viveram e que os tornaram melhores. Entreguemos o amor ao ser amado, sem vergonha e sem medo, e vivamos esse amor intensa e completamente, na alma e no corpo. Se disserem que idade não é documento…, mostremos que é sim, documento importante porque repleto de experiência e de aprendizagens muitas vezes à custa de sofrimento.”

HISTÓRIA DA DATA
O Decreto de Lei nº 6.926 criou o Dia Nacional dos Aposentados em 1981. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Também comemoramos:

  • Dia Internacional da Educação
  • Dia da Constituição
  • Dia da Previdência Social
  • Dia Nacional dos Aposentados
  • Instituição do Casamento Civil no Brasil