CULTURA: O que se comemora hoje (2/2)

Dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes terá festa restrita

O dia 2 de fevereiro é uma data festiva para muitos brasileiros que celebram o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora dos Navegantes.

Nesta data, algumas cidades têm a tradição de realizar procissões e festas que reúnem centenas de milhares de devotos. No entanto, por causa da pandemia de covid-19, mais uma vez as celebrações vão ser mais restritas do que de costume.

Em Porto Alegre, o dia de Nossa Senhora dos Navegantes é feriado municipal. Este ano, a tradicional procissão católica que acompanha a imagem da santa pelas ruas da capital gaúcha não vai ser realizada.

O padre Remí Maldâner, que é reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre, ressaltou que a Igreja tem o dever de cuidar da saúde e da segurança dos fiéis.

Em Salvador, o 2 de fevereiro é marcado pela tradicional celebração de Iemanjá. Mais uma vez, os devotos da orixá do candomblé e da umbanda vão ficar sem a festa que costuma reunir centenas de milhares de pessoas no bairro do Rio Vermelho.

Para quem deseja ir até o mar para enviar presentes para Iemanjá, a prefeitura de Salvador pede que evitem locais movimentados na praia. A dica é escolher lugares reservados nos mais de 60 quilômetros de orla da capital baiana para realizarem os seus rituais de devoção.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/

Dia do Agente Fiscal: profissional é responsável por manter a ordem no ordem no município

O Dia do Agente Fiscal é comemorado nesta quarta-feira, 02 de fevereiro. A data tem o objetivo de homenagear a importância do papel do agente fiscal para garantir uma ordem na sociedade. O agente fiscal é o profissional que representa e aplica a lei de fiscalização da cobrança de impostos, dando suporte às ações do governo.

Conforme o coordenador de fiscalização e licenciamento de Passo Fundo, Jorge Pires, o profissional está presente em todas as áreas da economia e sociedade, como indústria, saúde, comércio, entretenimento, habitação e etc. Para se tornar um profissional de fiscalização (um Agente Fiscal), o interessado deverá ser aprovado em um concurso público municipal, estadual ou federal, dependendo da jurisprudência que pretende atuar. Os agentes ficais não são indicados ou nomeados, mas sim concursados.https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.496.0_en.html#goog_731820166

De acordo com o coordenador, o profissional é responsável por manter a ordem no município, fiscalizando todas as leis vigentes na cidade. Todas as normas criadas e aprovadas pelo Poder Legislativo são fiscalizadas pelos agentes fiscais. Os profissionais da área atuam na fiscalização de alvarás, comércio ilegal em via pública a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas na rua, entre outas ações. Durante a pandemia, os agentes fiscais atuaram também na fiscalização dos decretos sanitários e na prevenção da transmissão da covid-19.

Jorge Pires explica que o cargo tem poder de polícia administrativa e por isso os profissionais do setor são todos concursados. O coordenador frisa que é muito importante ter uma fiscalização atuante para manter o ordenamento dos município e garantir que as leis sejam cumpridas como tem que ser.

https://rduirapuru.com.br/