Lula amplia vantagem sobre rivais em nova pesquisa eleitoral

A oito meses das eleições presidenciais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem nas intenções de voto em relação aos demais candidatos já colocados na disputa, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 2. Na pesquisa estimulada, Lula tem 40,1% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 29,1%Sergio Moro (Podemos) tem 10,1%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 5,6%, João Doria (PSDB), 2,4%, e André Janones (Avante), 1,1%. Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Veira (Cidadania) tiveram menos de 1% das intenções.

Em relação ao último levantamento do instituto, realizado em novembro, todos os candidatos tiveram pequenas oscilações em suas intenções de voto dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a exceção do líder petista. Lula havia pontuado 34,9% das intenções na pesquisa anterior.

Painel de resultados da pesquisa eleitoral
Painel de resultados da pesquisa eleitoral Reprodução/Divulgação

O Paraná Pesquisas ouviu 2020 pessoas, em entrevistas face a face, de 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09055/2022.

Lula venceria também nos cenários pesquisados para o segundo turno. Segundo a pesquisa, ele teria 48,8% dos votos contra Jair Bolsonaro (que teria 34,4%). Contra Sergio Moro, o placar seria 47,1% contra 29%. O eventual segundo turno entre o atual presidente e seu antigo ministro e ex-juiz da Lava Jato, terminaria com ambos empatados dentro da margem de erro (35,6% a 32,2% a favor de Bolsonaro).

Moro e Lula estão empatados no quesito rejeição, sendo os dois que têm menor índice (44% para o ex-juiz e 45,8% para o petista). Neste item, em que apenas os cinco principais candidatos foram pesquisados, João Doria obteve a maior taxa de rejeição, 64,3%.