Opinião: É PRECISO DAR VALOR AOS VALORES – J. J. Pereira

As vezes alguém impensado e intempestivamente, verbera: “nao quero homenagem alguma, sobretudo, depois da minha morte”. E acrescenta com o verbo da ignorância: “homenagem não traz alimentos à minha mesa”. Pois bem, vou tentar responder pessoas assim: primeiro, entendo, que ninguém é homenageado inutilmente. Sempre se é reverenciado por haver praticado algum ato considerado nobre. Homenagear a alguém é reconhecer suas virtudes e seu passado profícuo no seio de uma sociedade.

Quando esse reconhecimento acontece postumamente, serve para glorificar uma vida passado que não foi em vão, honrar seus filhos, netos e bisnetos e lhes satisfazer o ego e alimentar a alma.

Nessa vertente, é que, procuro deixar para a posteridade feitos dignos de reconhecimento e orgulho dos meus, que ficarão. E, entre esses feitos, inseri-me a um grupo seleto do mundo cultural da nossa terra para criarmos com amor, honra e galhardia a ACADEMIA PARNARAMENSE DE LETRAS ARTES E CIÊNCIAS – APLAC.

Esse propósito nasceu forte com muito amor à nossa terra, nossa história e nossas tradições culturais. No entanto, esse projeto perdeu a consistência quando alguns dos seus pre-acadêmicos enveredaram por caminhos adversos aos nossos reais objetivos, trocando os debates culturais por querelas fúteis da politicagem local.

J. J. Pereira – Poeta e Escritor.