Lula vai ter 37 ministérios, nomes serão anunciados no próximos dias

O governo eleito vai repetir o número de Ministérios que Lula tinha, no fim do seu segundo mandato, em 2010.

No último fim de semana, o governador da Bahia, Rui Costa, indicado para chefiar a Casa Civil, a partir de janeiro, comentou a lista, que tem 14 pastas a mais que o atual governo.

Segundo Rui Costa, a lista foi autorizada por Lula, desde que não seja aumentado o número de cargos, do custo e do gasto. Para ele, a palavra é “criatividade”.

Entre as pastas criadas estão ministérios exclusivos para Mulheres, Igualdade Racial e Povos Indígenas. Pastas que, segundo o futuro Casa Civil, vão dar suporte para os ministérios que executam políticas.

Rui Costa também citou que o atual Ministério da Economia vai ser dividido em quatro: Fazenda; Indústria e Comércio; Planejamento; e Ministério de Gestão e Desenvolvimento. Outra pasta que vai ser desmembrada é o Ministério da Infraestrutura, vai virar dois: dos Transportes e de Portos e Aeroportos. Também voltam a existir os Ministérios da Pesca, das Cidades, da Cultura e do Esporte, entre outros.

O futuro chefe da Casa Civil também destacou que os novos Ministérios melhoram a “representatividade dos diversos segmentos da sociedade”, sem implicar no aumento do gasto público.Já segue o Difusora ON nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso InstagramTwitterFacebook e também no Tiktok